Catequese

Igreja celebra a Cátedra de São Pedro

Pe. Carlos Gomes fala sobre o significado e importância da Festa comemorada nesta segunda, 22.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_02_22_005A Festa da Cátedra de São Pedro foi o tema abordado na entrevista exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 22. Quem falou sobre a importância e o significado da celebração para Igreja foi o pároco da Catedral Metropolitana de Goiânia, Pe. Calos Gomes. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Quem foi São Pedro?

Pe. Carlos Gomes: Em primeiro lugar, vale destacar que São Pedro era um pescador. Ele teve um encontro com Jesus em um momento em que estava em uma situação delicada. Assim nos diz o Evangelho de Mateus, que Pedro, que até então se chama Simão, estava pescando com seus companheiros e não conseguiram pescar nada durante uma noite inteira. Ocorre que ao chegarem à margem do lago e encontrarem-se com Jesus, Ele os orientou a navegar por águas mais profundas. Pedro, então, manifesta sua fé, toda sua confiança no Senhor e conta que trabalharam a noite inteira, mas em obediência à Palavra, iriam para águas mais profundas para lançar as redes. Lá, Pedro apanhou uma grande quantidade de peixes e ao chegar novamente até Jesus, ele disse: “Senhor, afasta-se de mim, pois sou um pecador”. Destaca-se nesta cena, dois aspectos fundamentais: Pedro que obedece ao Senhor; e o segundo, que se reconhece pecador. Por conta desses dois aspectos importantes, Jesus o convida para ser pescador de homens. Então, Pedro era um pescador de peixes, que passa, pelos designo do Senhor, a pescar homens com os testemunhos da sua vida.

Talíta Carvalho: Qual é o significado da Festa da Cátedra de São Pedro para nós, que somos católicos?

Pe. Carlos Gomes: A Cátedra de São Pedro está exatamente na Basílica de São Pedro, que é uma referência de onde o Papa se direciona, faz seus pronunciamentos, que chegam até nós, como cristãos e como católicos.

Talíta Carvalho: Hoje, 22 de fevereiro, é o dia em que se comemora a Festa da Cátedra de São Pedro. Por que a Igreja instituiu uma data para celebrar essa Festa?

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_02_22_001Pe. Carlos Gomes: É celebrar a importância e, ao mesmo tempo, compreender que o próprio Cristo confia a Pedro o governo da Igreja e assim, Ele faz com que nós entendamos como ovelhas, que fazemos parte deste rebanho.

Talíta Carvalho: Qual é a reflexão que nós, enquanto cristãos, devemos fazer neste dia?

Pe. Carlos Gomes: É importante neste dia fazer uma reflexão da própria vida de Pedro. Tem um ditado que diz assim: “Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos”. No final das contas não somos nós que somos bons, Deus é que é bom.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno