Especial

Segunda-Feira da Renovação

A importância da Oitava de Páscoa

Após a celebração do Domingo de Páscoa, a Igreja entra na “Oitava da Páscoa”, um período de oito dias dedicados a celebrar as alegrias da ressurreição de Cristo. Cada dia desta semana é uma continuação do Domingo de Páscoa. A Oitava da Páscoa culmina com a celebração do segundo domingo da Páscoa, conhecido como Domingo da Misericórdia, abrindo assim o tempo Pascal, que se estende até Pentecostes.

São sete semanas em que a liturgia celebra a presença de Jesus Cristo Ressuscitado entre os Apóstolos, dando-lhes as suas últimas instruções (At 1:2). Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus teve a Sua ascensão ao Céu e, ao final dos 49 dias, enviou o Espírito Santo sobre a Igreja reunida no Cenáculo com a Virgem Maria. É o coroamento da Páscoa. O Espírito Santo dado à Igreja é o grande dom do Cristo glorioso.

Nestes cinquenta dias de Tempo Pascal, e de modo especial na Oitava da Páscoa, o Círio Pascal é aceso em todas as celebrações, até o domingo de Pentecostes. Ele simboliza o Cristo ressuscitado no meio da Igreja. Lembrando que todo medo deve ser banido, porque o Senhor ressuscitado caminha com a humanidade, mesmo no vale da morte (Sl 22). É tempo de renovar a confiança no Senhor, colocar a vida em Suas mãos, como diz o salmista: “Confia os teus cuidados ao Senhor e Ele certamente agirá” (Salmo 35,6).

Alegria do Tempo Pascal
Este é um tempo de grande alegria espiritual, em que os cristãos vivem intensamente na presença do Cristo Jesus Ressuscitado. É um tempo de vencer os pecados, superar os vícios, renovar a fé e assumir com Cristo a missão de todo batizado: levar o mundo para Deus através de Cristo. É tempo de anunciar o Cristo ressuscitado e dizer ao mundo que somente nele há salvação. Não deixe passar esse tempo de graças em vão. Aproveitemos esse tempo de graça, para renovarmos nossa vida espiritual e crescer em santidade.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno