Notícias

Bênçãos Espontâneas: entenda os principais pontos do documento do Vaticano

Que regula sobre as bênçãos espontâneas na Igreja Católica

Como divulgado no Portal Pai Eterno, o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, Cardeal Víctor Manuel Fernández, assinou a declaração Fiducia Supplicans, que aborda vários temas, incluindo as bênçãos espontâneas, que contemplam a possibilidade de acolher aqueles que não vivem as normas da doutrina moral cristã, mas que pedem para serem abençoados.

O Santo Padre aprovou a publicação da declaração, que não era atualizada desde 2000, mas reforçou que o documento não é de sua autoria. Ele também reforça alguns pontos que não são aceitos e aprofunda sobre as bênçãos concedidas na Igreja Católica, fazendo distinção entre as rituais (litúrgicas) e as mais simples (espontâneas).

A declaração produzida pelo Vaticano explica que as bênçãos espontâneas podem ser aplicadas também a casais em situação irregular, como aqueles que não são casados na Igreja ou que estão em segunda união, ou até mesmo pessoas do mesmo sexo que vivem uniões conjugais. Lembrando que as bênçãos são concedidas às pessoas, pedindo proteção e auxílio do Pai Eterno sobre aqueles que a solicitam.

A Fiducia Supplicans reforça ainda que essas bênçãos nunca podem acontecer em uma celebração litúrgica, jamais dentro do contexto da celebração de algum sacramento, mas sempre de forma privada, com a cautela de um sacerdote, que deve realizar uma oração espontânea pelas pessoas que a solicitam.

Por fim, o documento do Dicastério lembra que são várias as ocasiões em que as pessoas pedem uma bênção, como nas peregrinações, nos santuários e na rua quando se deparam com um sacerdote. Assim, por meio de uma bênção, podem receber uma força especial que os acompanhará ao longo da vida.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno