Especial

Deus deseja que todos tenham dignidade humana

Por isso, Igreja realiza ações concretas em prol do próximo

Os direitos do homem são um ideal comum a ser alcançado por todos os povos e todas as nações. Vale ressaltar que a Dignidade Humana não é um valor tão somente religioso, mas tem um contorno jurídico. Diante do contexto, a Igreja Católica visa levar a pessoa à sua natureza criada por Cristo. Por isso, a doutrina social da Igreja, através do seu magistério, busca a dignidade de todos.

Segundo Pedro, todo cristão tem o dever de acrescentar à fé a virtude, a ciência, a temperança, a paciência, a piedade, o amor fraternal e, finalmente, a caridade. O princípio bíblico da caridade está na base do argumento de Santo Agostinho segundo o qual “quem não ama o irmão não está no amor, e quem não está no amor não está em Deus, porque Deus é Amor”.

O catecismo da Igreja Católica desde o número 1700 até 1876 busca nessa dignidade apresentar a imagem de Deus, “que cada um de nós fomos criados. E as pastorais atuam diretamente com as pessoas que buscam viver o Evangelho, promovendo a dignidade humana em todos os seus âmbitos”, conta padre Antônio Andrades, da diocese de Eunápolis (BA).

O catecismo da Igreja é bem claro, a dignidade da pessoa radica na sua criação à imagem e semelhança de Deus e realiza-se na sua vocação à bem-aventurança divinaCompete ao ser humano chegar livremente a esta realizaçãoPelos seus atos deliberados, o ser humano conforma-se, ou não, com o bem prometido por Deus e atestado pela consciência moralOs seres humanos edificam-se a si mesmos e crescem a partir do interior: fazem de toda a sua vida sensível e espiritual objeto do próprio crescimentoCom a ajuda da graça, crescem na virtudeevitam o pecado e, se o cometeram, entregam-se como o filho pródigo à misericórdia do Pai dos céusAtingem, assim, a perfeição da caridade.

Não é difícil perceber que os referenciais do catecismo levam a construir uma sociedade livre, justa, solidária e visa promover o bem de todos, “porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, justiça e verdade” (Efésios 5:9).


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno