Santuário

Por onde começar a ler a Bíblia Sagrada?

Pe. João Paulo dos Santos dá orientações para quem deseja iniciar a leitura

Por onde devo começar a ler a Bíblia? Qual ordem devo seguir? Devo ler todos os Livros? Essas são perguntas que todo cristão se faz quando decide iniciar a leitura bíblica. O reitor do Santuário Basílica, Pe. João Paulo dos Santos, nos ajuda a respondê-las.

Segundo ele, é sim importante ler a Bíblia toda, mas não necessariamente seguindo a ordem proposta. O que realmente importa, acrescenta ele, é a reflexão da Palavra de Deus.

“Muitas pessoas ficam frustradas ao tentar ler a Bíblia, pois se perdem na leitura e não conseguem finalizar. Muitos pensam que é preciso começar pelo Livro de Gênesis e encerrar no Apocalipse. Porém, não é bem assim. É preciso considerar algumas questões”, diz o religioso.

De acordo com o reitor, ler a Bíblia não é uma tarefa tão simples, já que há textos de difícil compreensão, que não são da nossa cultura e de um gênero literário que não conhecemos bem. Isso geralmente leva as pessoas a desistirem da leitura.

Dicas

“Não existe uma receita, mas podemos citar alguns cuidados para evitar essa experiência de frustração. Uma dica é começar pelos Livros que sejam mais fáceis e próximos da nossa cultura. Desta forma, vamos criando uma intimidade com a Palavra de Deus e, assim, podemos avançar para as partes mais complexas”, orienta Pe. João Paulo.

Ele encerra com uma indicação para quem deseja começar: os Evangelhos. “Eu indicaria, primeiramente, o Livro de Mateus, que é uma leitura bastante pedagógica. Conhecido como o Evangelho do Discipulado, podemos ver Jesus ensinando Seus discípulos. É uma leitura mais fácil, leve e facilita o leitor a criar uma familiaridade”, finaliza o sacerdote.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Antônio Cunha
    12/4/2023 - 08:13:15

    Muito grato pelas instruções, vou tentar seguir o passo a passo. Quero muito viver conforme a vontade de Deus.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno