Notícias

Santa Teresa D’Ávila

Santa Teresa deixou várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo

IMAGEM: Agência Santo Afonso

Hoje celebramos o Dia de Santa Teresa D’Ávila, também conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus. Nascida em Ávila, na Espanha, em 1515, e foi educada sob os ensinamentos cristãos. Aos 20 anos ingressou para o Carmelo de Ávila. Foi grande amiga de São João da Cruz e iniciou, aos 40 anos de idade, a reforma do Carmelo feminino.

Santa Teresa deixou várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo. Em 1582, ela disse algumas de suas últimas palavras: “Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer”. Em 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI reconheceu a ela o título de Doutora da Igreja.

A força persuasiva de seus argumentos e bom senso garantiram a Teresa de Ávila o legado de um dos maiores gênios da humanidade. O próprio Santo Afonso Maria de Ligório escolheu-a como patrona e a ela consagrou-se como filho espiritual.

Sua morte ocorreu a 4 de outubro de 1582 em Alba de Tormes. Foi beatificada por Paulo V, em 1614, e canonizada por Gregório XV, em 1622. Santa Teresa foi a primeira mulher a receber o título de doutora da Igreja, proclamado por Paulo VI, em 1970. No Brasil, Santa Teresa é padroeira dos professores.

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós e recorremos a vós.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno