Especial

São Francisco de Assis, padroeiro dos animais

Santo foi canonizado no século 13 e tem sua festa litúrgica comemorada no dia 4 de outubro

IMAGEM: São Francisco de Assis

São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182. Filho de Pedro Bernardone, um rico e próspero comerciante, de família nobre da Provença. Foi batizado em Santa Maria Maior com o nome de João (Giovanni), mas quando seu pai retornou de uma viagem à França, mudou de ideia e trocou o nome do filho para Francisco, prestando uma homenagem àquela terra.

No Brasil, a força de São Francisco de Assis é grande. Sendo os primeiros evangelizadores a catequizar os indígenas da Ordem dos Franciscanos, e a primeira missa brasileira ministrada por Henrique Coimbra, também franciscano.

Em 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito como o novo Pontífice, tendo escolhido seu nome, Papa Francisco, inspirado no padroeiro dos animais e dos mais pobres – São Francisco de Assis.

Pobreza radical e padroeiro dos animais

São Francisco de Assis elevou o voto de pobreza a um patamar de importância sem precedentes. Em sua época, a indiferença das pessoas para com os mais pobres era grande, então ele adota esse estilo de vida quase como um movimento de denúncia.

O olhar de São Francisco de Assis se estendeu para além dos pobres. Durante seu voto de pobreza, ele também teve uma relação bem próxima com os animais e com a natureza, a ponto de ser considerado padroeiro.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno