Notícias

Terceira idade é protagonista em várias atividades

Cada vez mais conectados, pessoas de 60 anos acima vivem novas perspectivas

Em várias partes do mundo, o idoso é visto como símbolo de sabedoria plena. Quanto mais velha a pessoa, maior respeito e carinho ela recebe da sociedade. No Brasil, apenas em 2003 ocorreu a aprovação do Estatuto do Idoso, após uma década de debates e análises. Porém, ter acesso preferencial em vários lugares não é o suficiente para essas pessoas que frequentemente lutaram tanto tempo pela família, acumulando um imenso aprendizado de vida.

Neste momento, a terceira idade tem sido vista de maneira diferente no cenário nacional. De acordo com a Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa de São Paulo (SP), Sandra Michelin, a pastoral adota uma metodologia de visita domiciliar, buscando mudar a realidade da cultura do descarte, conforme ensina o Papa Francisco.

Recentemente, aconteceu a jornada com os avós e idosos em todo o mundo. Uma solicitação do Santo Padre, que no quarto domingo de julho celebrou o evento, e citou a passagem bíblica da visita de Maria à Isabel. Uma jovem que visita uma pessoa idosa. E teve como tema: “Sua misericórdia se estende de geração em geração”.

O objetivo da jornada é conscientizar o jovem a olhar com mais carinho para os seus avós. Despendendo a devida atenção, afinal, a pessoa idosa transmite fé e ensinamentos valiosos aos mais novos. Hoje, a terceira idade é protagonista de muitas atividades. Mas muitos ainda têm dificuldade em ver assim. Levando até mesmo para o lado do preconceito.

Para a psicóloga, Nádia Santana, “nós temos uma cultura de super produtividade ligada diretamente a um trabalho formal. O que acontece também em outras esferas, mas temos uma terceira idade capaz, disposta e produtiva”, explica a profissional. Tão ativos, que nos últimos tempos, é perceptivo a recolocação de pessoas da terceira idade no mercado de trabalho.

Com tantas mudanças, a terceira idade desfruta de uma melhor qualidade de vida do que há alguns anos. Além disso, contam com profissionais que contribuem para uma vivência mais saudável. Cuidar bem da terceira idade é retribuir o que um dia eles fizeram por tantas pessoas. E daqui alguns anos, outros farão isso por nós.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno