Notícias

Papa confirma cardeal Ouellet como presidente da Congregação para os Bispos

O Papa confirmou o cardeal Marc Ouellet como Prefeito da Congregação para os […]

O Papa confirmou o cardeal Marc Ouellet como Prefeito da Congregação para os Bispos. O canadense, de 69 anos, arcebispo emérito de Québec, é Prefeito desde 2010, quando foi nomeado por Bento XVI. O atual Secretário é Dom Ilson de Jesus Montanari (69), brasileiro, natural de Sertãozinho, nomeado em 12 de outubro de 2013 por Papa Francisco.

Como novos membros da Congregação, o Papa Francisco nomeou os Cardeais Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara (México); Donald William Wuerl, arcebispo de Washington (EUA); Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá (Colômbia); Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; e o arcebispo Pietro Parolin, Secretário de Estado; arcebispo Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero; arcebispo Lorenzo Baldisseri, Secretário-geral do Sínodo dos Bispos; Vincent Gerard Nichols, arcebispo de Westminster (Grã-Bretanha); Paolo Rabitti, arcebispo emérito de Ferrara-Comacchio (Itália); Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia-Città della Pieve (Itália); Felix Genn, bispo de Münster (Alemanha).

Foram confirmados os Cardeais Tarcisio Bertone, Zenon Grocholewski, George Pell, Agostino Vallini, Antonio Cañizares Llovera, André Vingt-Trois, Jean-Louis Tauran, William Joseph Levada, Leonardo Sandri, Giovanni Lajolo, Stanislaw Rylko, Francesco Monterisi, Santos Abril y Castelló, Giuseppe Bertello, Giuseppe Versaldi; e os arcebispos Claudio Maria Celli, José Octavio Ruiz Arenas, Zygmunt Zimowski. O Papa confirmou também todos os consultores do dicastério.

A Congregação para os Bispos é um organismo da Cúria Romana, que se ocupa de questões relativas à constituição e à provisão das dioceses, prelazias territoriais e pessoais, ordinariatos militares e outras formas de Igrejas particulares locais. Acompanha a nomeação dos bispos e o exercício de suas atividades episcopais na Igreja Latina; programa e acompanha as visitas ad Limina; cuida ainda das celebrações de concílios particulares, assim como da constituição das Conferências Episcopais.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store