Notícias

Dia de Reis é celebrado nesta segunda-feira, 6

Confira a entrevista do Pe. Mário Paim sobre a origem e importância de uma das festas mais tradicionais da Igreja.

AFIPE_FAN_PAGE_BANNER_PALAVRA_CHAVE_14_10_13O quadro Entrevista do Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra o Dia de Reis, exibiu uma entrevista especial com o Padre Mário Rodrigues Paim. O Missionário Redentorista falou sobre a origem, significado e importância da celebração, uma das festas mais tradicionais da devoção popular. (Veja o vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Padre, qual é a origem do Dia de Reis?

Pe. Mário Rodrigues Paim: É uma origem bastante interessante, pois está dentro do conceito do início da vida da Igreja. Nós celebramos o Natal quando Jesus nasce. Ele, que veio iluminar o povo de Deus. Logo em seguida aparece a figura dos pastores, que vão até Belém, simbolizado que Jesus nasceu para o Seu povo, de modo especial para os mais pobres. Em seguida, vem a figura dos Magos do Oriente, que nós chamamos “os três Reis Santos”. Simbolicamente, a Igreja vê nesse fato, que Jesus, vem não só para o Seu povo, na figura dos Pastores, mas Ele vem também para toda a humanidade, todas as nações, todo os povos na figura dos três Reis Magos.

Talíta Carvalho: Por que o dia 6 de janeiro para celebrar o Dia de Reis? Algum significado especial?

Pe. Mário Rodrigues Paim: O significado gira em torno da salvação em Jesus anunciada pelos profetas ao Seu povo. Essa salvação não se reduz apenas ao povo de Deus, ela é ampliada a todos os povos e nações. Então, essa luz que os profetas anunciaram, que é Jesus, é para iluminar a vida de todos os povos e os Reis Magos, vindos lá do Oriente, sábios do Oriente, como costumamos dizer, vieram guiados por uma estrela, que os levou até Jesus. O interessante é que chegando até Jesus, eles voltam por outro caminho, porque a estrela agora é Jesus na vida deles. Eles voltam glorificando, louvando a Jesus, até chegarem à sua terra.

Talíta Carvalho: Hoje, dia 6 de janeiro, Dia de Reis, dia de desmontar as árvores de Natal, dia de retirar todos os enfeites da época. Qual é a relação, entre a data e a retirada dos enfeites natalinos?

Pe. Mário Rodrigues Paim: A retirada dos enfeites, do presépio e tudo mais, coincide com o tempo litúrgico. A partir desta data, da Epifania, que fala sobre a presença e manifestação de Jesus aos Reis Magos, simbolizando a todos os povos, significa a manifestação plena, de que Jesus veio para todos e esse ciclo, que nós chamamos de “Ciclo do Natal”, termina com a Epifania, com a vinda dos Magos, que prestam sua homenagem, adoram e reconhecem Nele, alguém extraordinário. Então, a partir de 6 de janeiro se desmonta os presépios e volta-se ao tempo litúrgico, o tempo comum.

Talíta Carvalho: Para finalizar, vamos falar sobre a importância dos Reis Magos.

Pe. Mário Rodrigues Paim: A importância é muito grande, principalmente, a manifestada pelo povo simples e humilde. Existem as folias, em todos os lugares existem os foliões dos Santos Reis, de modo especial. Tem a Folia de São Sebastião, Folia do Divino, são tantas folias e essa dos Santos Reis se destaca muito na vida do nosso povo. Alguém me disse, em Trindade, que a folia é uma grande evangelização. Eu fiquei pensando e vi que na verdade é mesmo, porque a folia acontece com quem tem fé e com quem acolhe com fé a presença dos foliões, que manifestam que Jesus nasceu, que os pastores reconheceram e que os Magos, representando toda a humanidade, também reconheceram Jesus, este que haveria de vir e que está presente hoje de um modo especial na Eucaristia.

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h30. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno