Notícias

Pontifícia Academia para a Vida debate o tema “Envelhecimento e deficiência”

Realiza-se no Instituto Agostinianum, em Roma, de 19 a 22 deste mês, a […]

Realiza-se no Instituto Agostinianum, em Roma, de 19 a 22 deste mês, a assembleia geral da Pontifícia Academia para a Vida sobre o tema “Envelhecimento e deficiência”. O organismo vaticano celebrará também nesse evento seu 20° aniversário de fundação. A Pontifícia Academia para a Vida foi criada pelo Beato João Paulo II com o Moto Proprio Vitae Mysterium de 11 de fevereiro de 1994.

Está previsto um curso que se realizará na tarde do dia 20 de fevereiro e todo o dia seguinte a plenária será aberta ao público, especialmente a estudiosos, pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes interessados em aprofundar o tema a partir de diferentes perspectivas: teológico-filosófica, ético-sanitária, cultural e social.

Segundo o Presidente da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Ignacio Carrasco de Paula, “o atingir a maior idade denota conseqüências importantes sobre as capacidades físicas e intelectuais. Estas deficiências podem exigir mudanças na vida de cada um e limitar a autonomia da pessoa, aumentando os problemas cotidianos para o indivíduo e a família, mas também para a sociedade. A Igreja é chamada a uma reflexão renovada sobre este cenário para dar uma contribuição e apoio cada vez mais qualificado e adequado”.

Serão abordados e discutidos temas atuais, como por exemplo, o problema cultural e social do idoso deficiente, os documentos internacionais em defesa do idoso, as doenças que podem levar à invalidez e assistência médica de que necessita a pessoa doente, a dimensão antropológica e os princípios éticos a serem adotados pelos órgãos e profissionais de saúde, as necessidades espirituais dos portadores de deficiência e a atenção especial que a Igreja dá aos idosos doentes e deficientes.

O encontro contará com palestras de eminentes professores de importantes universidades e centros de pesquisa. A conclusão dos trabalhos será feita pelo presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, Dom Zygmunt Zimowski.

O programa completo da assembleia e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.academiavita.org. Está prevista a tradução simultânea em quatro línguas: italiano, inglês, francês e espanhol.

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store