Notícias

Card. Scherer explica o significado das visitas pastorais do Papa

Na tarde de domingo, 16, Francisco faz uma visita pastoral à Paróquia de […]

1_0_773675Na tarde de domingo, 16, Francisco faz uma visita pastoral à Paróquia de São Tomé Apostolo, no bairro romano ‘Infernetto’. O bairro é assim chamado por ter abrigado no passado estabelecimentos de carvoaria que escaldavam toda a região. Está situado na estrada que conduz ao litoral, e dista cerca 30 km do centro da cidade.

O bairro é moderno, com casas geminadas e ruas bem iluminadas e pavimentadas. A maioria dos moradores é da classe média, mas há também bolsões de marginalização e pobreza. Ali vivem grandes comunidades de cingaleses e rome nos, bem integrados na população.

Nos últimos anos, a Paróquia registrou um crescimento demográfico significativo: é um dos bairros de Roma com mais nascimentos. O número de habitantes é de cerca 20 mil; em 2013, foram administrados 130 batismos. Mais de 200 crianças se preparam para a Primeira Comunhão e mais de 100 para a Crisma.

No contexto da visita, o Papa encontra as crianças do catecismo, comunhão e crisma, os batizados do ano, alguns idosos e enfermos com suas famílias; sacerdotes das paróquias vizinhas, co conselho pastoral e os colaboradores da comunidade.

É a quarta visita do Papa a uma comunidade paroquial de Roma, sua Diocese. Precedentemente, visitou as seguintes Paróquias: Santos Isabel e Zacarias (16 de maio de 2013), São Cirilo Alexandrino (1º de dezembro de 2013); e a do Sagrado Coração (19 de janeiro de 2014). Além delas, Francisco esteve na Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em 6 de dezembro de 2013, onde assistiu a encenação do presépio vivo. Por não ter celebrado a Eucaristia com a comunidade, esta não foi considerada uma ‘visita pastoral’.

Para um Bispo e sua comunidade, que importância têm as visitas pastorais? Conosco, o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo. Ouça, clicando acima

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store