Notícias

O início do Pontificado: “Cuidar das pessoas que estão na periferia do nosso coração”

Exatamente um ano atrás, neste dia 19 de março, Francisco presidia à Missa […]

Exatamente um ano atrás, neste dia 19 de março, Francisco presidia à Missa de início do seu Pontificado. E assim como fez na catequese desta quarta, naquela ocasião dedicou toda a sua homilia às virtudes do Padroeiro da Igreja.

Eis um trecho de sua homilia:

A vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Génesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos.

A seguir, usou uma das palavras que marcam o seu pontificado: a periferia.

É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros na família. É viver com sinceridade as amizades. Sejam guardiões dos dons de Deus!

Francisco falou também do ministério petrino, que estava inaugurando naquele momento, como um poder:

Jamais nos esqueçamos que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos, aqueles que Mateus descreve no Juízo final sobre a caridade: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na prisão.

Este é o serviço que o Bispo de Roma e todos nós somos chamados a cumprir: dar esperança perante tantos “pedaços de céu cinzento”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store