Notícias

Seminaristas acolhem romeiros no fim de semana

Atividades durante as missas, em Trindade (GO), integram o processo de formação de jovens e futuros sacerdotes.

DESTAQUE_FILHOS_PEREGRINOS_TXTA participação dos seminaristas durante as celebrações do fim de semana nas igrejas de Trindade (GO) foi o destaque do quadro Filhos Peregrinos do Programa Pai Eterno exibido nesta terça-feira, 25. As atividades integram o processo de formação dos futuros padres. (Assista ao vídeo abaixo)

O dia começa cedo para os jovens do Seminário Padre Pelágio. Os sábados e os domingos são dedicados às atividades nas igrejas. No último fim de semana, no Santuário Basílica, estavam Leonardo Ferreira Barbosa e Moisés Quintino da Silva. A celebração estava lotada com devotos de vários locais do Brasil.

Os seminaristas ajudaram na distribuição da comunhão. Moisés explica que a cada final de semana as funções podem mudar: “Nós servimos o altar, fazemos animação durante a terça-feira, e aos sábados levamos os romeiros para conhecerem as Obras Sociais”.

Essa ajuda durante as missas faz parte do processo de formação. Desde cedo, eles já começam a colaborar nas celebrações. Uma forma de atender e aprender mais sobre tudo o que acontece em uma missa.

Veja também: 

“Dividir a experiência, sentir a fé dos devotos de perto. Isso é muito importante para nós e para nossa formação”, afirmou Leonardo Barbosa.

Na Igreja do Santíssimo Redentor, conhecida como Padre Pelágio, outro grupo de seminaristas também contribuiu com a celebração. Eles ajudaram nas leituras e na animação.

Para Yuri Emanuel Alves Marinho, seminarista há três meses, esse contato com os devotos é muito importante para esta etapa de formação: “Nós podemos mostrar o que é ser cristão, mostrar que o caminho, a verdade e a vida é nosso Senhor Jesus Cristo. E com a graça do Pai Eterno, nós sempre estamos dispostos a ajudar nossos romeiros a trilharem esse caminho do bem na vida”.

Maria do Carmo Sousa, devota de Buritizeiro (MG), reconhece a importância da atividade para os seminaristas. “Eles já começam a sua caminhada desde jovem, criança. É o início da partida da vida deles”, ressaltou.

Eurípedes da Silva Júnio, seminarista há um ano e três meses, diz que é gratificante ajudar e colaborar com os devotos. “Os romeiros são muito carinhosos, amáveis. Eles trazem para você uma história de vida, uma história de fé, o que também nos acrescenta muito na vocação. Trabalhar com eles é acolhê-los porque eles necessitam de algo que nós podemos levar: a mensagem do Pai Eterno”, completa.

Para o Pe. Wenderson Silva Fernandes, esse trabalho, além de auxiliar no discernimento de cada um, ajuda no caminho que querem seguir. “O meio eficaz para ajudá-los a assumir a sua vocação é também desde cedo começar a realizar trabalhos possíveis dentro da sua etapa de formação, como ajudar nas celebrações, ajudar na pastoral, na catequese e assim por diante, prestando um serviço mesmo que ainda muito pequeno, mas que faz uma diferença para a comunidade católica e ao mesmo tempo no seu processo de formação”, afirmou.

Ao final da missa, quem pensa que a missão acabou, está enganado. No sábado, por exemplo, eles saem da igreja de manhã e vão direto para o Seminário. Quando chegam, as tarefas já estão todas divididas.

“Cada um fica responsável por limpar um local da casa após a missa. Todo trabalho que é feito em casa, é sempre feito em comunidade, sempre feito por todos. A casa sobrevive com a ajuda de todos”, explica Yuri Marinho.

Uma rotina cheia de atividades que eles fazem com o sorriso no rosto. “Ao mesmo tempo que reduz gastos, a gente ajuda, trabalha e é um crescimento para a nossa vida como seminarista e futuro padre”, declarou Antoniel Souza Braga.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno