Notícias

Vaticano: ajuda sustentável às Filipinas

Depois de enviar ajudas para financiar projetos em benefício dos trabalhadores do mar, […]

1_0_784931Depois de enviar ajudas para financiar projetos em benefício dos trabalhadores do mar, após a passagem do tufão Yolanda em novembro, o Vaticano está presente nestes dias nas Filipinas com o bispo Joseph Kalathiparambil, Secretário do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, e Padre Bruno Ciceri, encarregado do apostolado do mar.

Eles foram pedir aos responsáveis locais que atuem projetos sustentáveis, que levem em conta o equilíbrio ecológico e a defesa dos direitos dos pescadores, sendo economicamente transparentes.

O Cardeal Presidente do Pontifício Conselho, Antonio Maria Vegliò, explicou que “a campanha suscitou comoventes reações de solidariedade em todo o mundo, o que permitiu recolher uma verba bastante consistente”.

Na agenda de Dom Kalathiparambil e Padre Ciceri constam encontros com o Cardeal Tagle, arcebispo de Manilha, o Arcebispo Pinto, Núncio Apostólico, o Arcebispo Villegas, Presidente da Conferência Episcopal, e o Bispo Pabillo, Presidente da Caritas Filipinas (Nassa), que está coordenando os projetos nas dioceses mais atingidas pelo tufão. Nas reuniões, as comunidades locais foram chamadas a dar suas opiniões sobre as prioridades da ajuda.

Também houve um encontro importante com os capelães do apostolado do mar, alguns dos quais já começaram a ajudar os pescadores e suas famílias na reconstrução.

Os projetos do Pontifício Conselho devem respeitar os costumes locais e a sustentabilidade ambiental: serão usados, por exemplo, o lenho dos coqueiros e suas folhas, já que grande maioria das plantas foi destruída pelo tufão. Será igualmente discutida a possibilidade de apoiar financeiramente a cultivação de algas marinhas e de novos manguezais, plantas que protegem o litoral e criam o habitat para a reprodução de peixes.

 

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store