Notícias

O que representa o Domingo de Ramos?

Pe. Sérgio Furlan explica o significado da data que marca o início da Semana Santa.

DESTAQUE_ENTREVISTA_07_04_2014O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 7, exibiu entrevista com o Pe. Sérgio Furlan. O Missionário Redentorista explicou o que é celebrado no Domingo de Ramos e falou sobre o significado da procissão que marca o início da Semana Santa. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Como o senhor poderia explicar o que é o Domingo de Ramos?

Pe. Sérgio Furlan: Domingo de Ramos é uma festa da Igreja celebrada normalmente uma semana antes do Domingo de Páscoa. É a entrada de Jesus triunfante em Jerusalém. Toda autoridade quando era aclamada pelo povo, entrava na cidade e era aplaudida, acolhida porque estão caminhando em uma esperança de libertação. Nem sempre autoridade interior levava o povo para a libertação, que muitas vezes viviam a escravidão e quando chegava uma nova autoridade, um rei, eles viviam desta esperança de melhorar a vida. E com Jesus fizeram essa entrada triunfal em Jerusalém. Ele entrou montado em um jumento, que, no Oriente, significa a paz.

Talíta Carvalho: O que representa a procissão?

Pe. Sérgio Furlan: A procissão simboliza a caminhada. Todos nós estamos caminhando nesta Terra para o encontro definitivo com o nosso Pai do céu. Então toda caminhada simboliza isso. É uma procissão, é uma saída de nós mesmos para encontrar-nos com o Divino.

Talíta Carvalho: No dia de Domingo de Ramos, durante a celebração, como é trabalhada a Liturgia?

Pe. Sérgio Furlan: A gente vê no começo a exaltação, a alegria, os gritos do povo: bendito aquele quem veio em nome do Senhor. Logo depois, na Sexta-feira Santa, vem e crucifica-o. Então, o Domingo de Ramos é a síntese da Semana Santa, a medida que se entende direitinho esse início da Semana Santa, do Domingo de Ramos, a pessoa vai acompanhar até a Ressurreição.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno