Notícias

Segurança reforçada na Romaria 2014

Ten. Cel. da PM fala do planejamento estratégico de segurança desenvolvido especialmente para atender Trindade.

DESTAQUE_ENTREVISTA_TXT_26_05_2014A pouco mais de um mês para o início da Romaria do Divino Pai Eterno deste ano, o quadro Entrevista do Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 26, destacou os preparativos da Polícia Militar (PM) para os dez dias de Festa em Trindade (GO). O comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Paulo Henrique Segato, falou sobre o planejamento de segurança e assistência que a PM disponibilizará aos romeiros. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Quais são os preparativos e planejamento da PM para a Romaria de 2014?

Ten.Cel. Paulo Henrique Segato: A Romaria do Divino Pai Eterno é a maior festa religiosa do Centro-Oeste brasileiro e a segunda maior festa popular do país. Em razão disso, nós fizemos um planejamento estratégico de forma que o policiamento ocorra de maneira eficaz. Para isso, nós mantemos contato com o comandante geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, e ele nos disponibilizou todos os recursos necessários. Vão ser empregados durante os dez dias da Romaria mais de 5 mil policiais militares, sendo 4.180 ordinários, bem como mais de mil do policiamento rodoviário, ou seja, todas as vias que dão acesso ao município de Trindade vão ser também policiadas pelo Batalhão Rodoviário.

Talíta Carvalho: O que muda em Trindade nesta época do ano, em relação à segurança, com este aumento de efetivos de policiais?

Ten.Cel. Paulo Henrique Segato: São mais de 2,7 milhões de pessoas que passaram pela Romaria no ano de 2013, e nós acreditamos que este ano não será diferente. Foi feito um planejamento distribuído em quadrantes, ou seja, nós fatiamos a cidade em quatro pontos fortes: a Matriz, a Basílica, a Avenida Manoel Monteiro e o Carreiródromo, onde ocorrem os shows artísticos. Então, nestes quatro pontos vão ser destinados policiais durante os dez dias de Festa. Nós vamos ter também dez tendas de Base do Comando que vão auxiliar a todos os romeiros do Pai Eterno que vão participar das novenas. São dez pontos estratégicos. Vão ser entregues folders indiciativos de onde são essas tendas para que eles busquem recursos e informações durante a Romaria. Nós teremos também as bases do comando na entrada da cidade, no Portal da Fé, bem como no nosso quartel, na sede do 22º Batalhão e na área central de Trindade. Então são dez bases do comando, onde vamos ter policiais militares para levar informações a todos os romeiros.

Talíta Carvalho: Caso o devoto precise, como ele pode entrar em contato com a PM durante a Romaria?

Ten.Cel. Paulo Henrique Segato: Além das bases do comando, através do telefone 190, que também teremos um efetivo disponível durante a Festa para que esse atendimento seja de forma eficaz e emergencial.

Talíta Carvalho: No ano passado a PM contou com um sistema de monitoramento de câmeras de segurança. Isso contribuiu para a segurança durante a Romaria? E este ano como será?

Ten.Cel. Paulo Henrique Segato: Contribuiu e muito, até porque o sistema de monitoramento por câmeras inibe a ação dos marginais. Nós identificamos dez pontos importantíssimos no ano passado para onde seriam estabelecidas essa câmeras de monitoramento e este ano nós já estivemos reunidos semana passada com o governo municipal, com o prefeito e ele já sinalizou que haverá também este auxilio de câmeras neste ano. São 30 câmeras, em 30 pontos que nós achamos fundamentais para proporcionar segurança a todos os romeiros.

Talíta Carvalho: A gente sabe que durante a Romaria aumenta muito a quantidade de romeiros em Trindade e que alguns cuidados são essenciais. Quais as precauções necessárias e dicas para esses devotos que vão até a cidade?

Ten.Cel. Paulo Henrique Segato: Orientamos para que não ostentem joias, principalmente, e não façam saques volumoso durante o período da Festa. Então, a gente orienta realmente para que não ostentem muito. Aparelhos, notebooks, se for o caso deixem nos hotéis, nas pousadas.

Talita Carvalho: A PM já está preparada para a Romaria de 2014?

Ten.Cel. Paulo Henrique Segato: O nosso planejamento estratégico já foi realizado há mais de 30 dias. Não só para a Romaria em si, como para Caminhada da Fé, que nós temos uma certa preocupação também com todos os romeiros que vem de Goiânia, ao todo são 18 km e nós temos essa preocupação. Tem os painéis, onde serão colocadas tendas para auxílio às pessoas. Temos também que ressaltar o apoio dos grupos especializados conforme foi feito na edição de 2013 e este ano não será diferente. Nós vamos ter o apoio da Rotam, do Choque, do Graer, da Cavalaria, enfim todos os órgãos estão reunidos em parceria para que realmente a Festa ocorra da melhor forma possível, como foi o ano passado. A PM está convicta de que será um policiamento exemplar.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno