Notícias

Semana da Pessoa com Deficiência: O amor que une as diferenças

Internos da Vila São Cottolengo se divertem com programação de brincadeiras, música, dança e palhaços.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT_28_08_14O quadro Em Nome da Vida exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 28, mostrou que a celebração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência na Vila São Cottolengo, em Trindade (GO), foi cheia de cores, animação, felicidade e brincadeiras. Internos e colaboradores da Obra Social apoiada pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) se divertiram e celebraram a vida, o amor e as diferenças. (Assista ao vídeo abaixo)

Logo cedo, a Vila São Cottolengo estava toda enfeitada. Músicas e danças não faltaram por lá. O grupo Ronda da Alegria ficou responsável por animar o dia dos internos, na Praça da Amizade. As brincadeiras tiravam fácil o sorriso de cada um deles.

“A Ronda da Alegria é um grupo de palhaços que temos aqui na Vila. Tem mais de oito anos que fazemos estas atividades, que na verdade já fazem parte do cronograma anual da instituição”, explicou a fonoaudióloga Geana Alves Oliveira.

A Praça da Amizade virou até passarela. Os próprios internos desfilaram esbanjando charme e alegria. Uma das modelos foi a Beatriz Gomes Rodrigues, de 11 anos, que aproveitou cada momento desse dia todo especial. “Eu participei da brincadeira do desfile e estou aproveitando muito”, disse.

As atividades fazem parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O tema abordado neste ano é “O amor que une as diferenças”. A diretora administrativa da Vila, Ir. Márcia da Rocha, afirmou que colaboradores, comunidade e internos participam com muito amor e alegria: “É interessante, pois quando olhamos o físico não imaginamos que eles têm tantas coisas dentro deles. Eu digo que a pessoa com deficiência é prisioneira do próprio corpo, porque o interior de cada um, o coração e a mente, são muito ativos. Então em momentos como este, eles colocam tudo para fora, é recompensador”.

Veja também: 

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_TXT2_28_08_14A coordenadora da equipe multiprofissional, Mirian Kuhn, ressaltou o quanto o trabalho é gratificante: “Neste momento a gente sempre se pergunta se quem sorri mais somos nós ou se são os pacientes, pois ao mesmo tempo em que doamos amor, recebemos muito mais amor”.

Ela explicou ainda que atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento de cada um deles e que fazem toda a diferença quando voltam à rotina: “Esses eventos proporcionam aos internos uma qualidade melhor de vida, pois é um momento lúdico, de lazer e ao mesmo tempo é um processo terapêutico. Eles ficam mais tranquilos, alegres e se sentindo extremamente importantes por estarem vivenciando esse momento”.

Todo o trabalho feito na Obra Social é mantido por doações e pelo apoio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). A Vila São Cottolengo, em Trindade, atende pessoas com deficiência. Um trabalho feito com muito carinho e respeito. “É muito emocionante, pois a gente leva alegria, uma coisa tão simples, que para outras pessoas talvez não tenha muita graça, mas para eles é um dia diferente, um momento diferente”, concluiu a fonoaudióloga Geana.

Os famosos palhaços pernas de pau também marcaram presença na comemoração. Com malabarismos, eles chamaram a atenção e divertiram a todos.

A programação segue até o próximo sábado, 30 de agosto. O interno João Batista Ferreira mostrou que está satisfeito: “Aqui é só alegria, diversão e alto astral. Estou muito feliz!”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno