Notícias

Encontro, renovação e entusiasmo da fé

A Congregação Redentorista em Goiás se prepara para mais um Capítulo Provincial.

DESTAQUE_REDENTORISTAS_DE_GOIAS_TXT_2014_10_11Outubro é um mês de importantes comemorações para a Igreja Católica. É também, um mês importante para a Congregação do Santíssimo Redentor em Goiás, que realiza todos os anos, nesse período, o Capítulo Provincial. Neste ano, como acontece de quatro em quatro anos, a assembleia tem caráter elegível, sendo, portanto, um Capítulo Provincial Eletivo.

Em 2014, o Capítulo Provincial será realizado de 13 a 16 de outubro e tem por objetivo promover o encontro dos Redentoristas para que celebrem a vida e a vocação. É um momento singular para todos rezarem juntos por suas vocações e pelo trabalho que realizam. “É uma oportunidade para retomar os laços e partilhar o trabalho realizado nas diversas frentes missionárias da Província”, explica o chanceler provincial, Ir. Michael Goulart.

Participam do encontro todos os Missionários Redentoristas com votos perpétuos. Além disso, a cada cinco junioristas – que são aqueles estudantes com votos temporários –, um é escolhido para representá-los. Durante os capítulos e assembleias, o Governo Provincial apresenta aos confrades o balanço do trabalho e, juntos, fazem uma avaliação. Neste ano, o atual governo, que está sob a responsabilidade do Pe. Fábio Bento da Costa, irá apresentar um relatório de tudo o que foi feito nos últimos quatro anos.

Eleição Provincial

Durante o Capítulo será realizada a eleição do novo Superior Provincial de Goiás e também dos quatro conselheiros ordinários e dois extraordinários. “Iremos promover uma eleição para escolher o novo Provincial e os conselheiros que terão o trabalho de cuidar da nossa missão pelos próximos quatro anos”, informou Ir. Michael Goulart.

O processo eletivo é restrito aos confrades de votos perpétuos e aos representantes dos junioristas, no caso deste ano apenas um. O voto é secreto e existe uma comissão previamente preparada para organizar a eleição de forma pacífica e íntegra.

Com os confrades reunidos em um auditório, é feita a distribuição das cédulas em branco para que cada um escolha o seu candidato. As cédulas com os nomes são recolhidas e, no mesmo instante, diante de todos os presentes, é feita a apuração dos votos e apresentados os resultados.

Não existe campanha ou lançamento de candidatura. De acordo com as exigências para cada cargo, todos os confrades são passivos de votos. Para ser Provincial, é necessário que seja presbítero (padre), com mais de 30 anos e que tenha pelo menos cinco anos de votos perpétuos. Para ser conselheiro, pode ser padre ou irmão, a exigência é que se tenha os votos perpétuos. Os eleitos neste processo eletivo atuarão no Governo da Província no período de 2015 a 2018.

A Província de Goiás é formada por 83 confrades (68 padres, 9 irmãos, 6 junioristas na teologia), além de 46 estudantes no aspirantado, propedêutico e postulantado. Os redentoristas trabalham em comunidades de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal.

A missão

O Superior Provincial é responsável por animar e gerir todo o trabalho missionário e encaminhar todas as mudanças necessárias, de acordo com a realidade da Província. Os conselheiros eleitos o auxiliam na dinâmica de pensar e animar o corpo missionário da unidade.

Ir. Michael lembra que “toda pessoa que exerce liderança na vida religiosa consagrada precisa estar sintonizada com a pessoa de Jesus Cristo e seu modo de exercer liderança. Para Jesus de Nazaré, o eixo de Sua vida e missão era fazer a vontade do Pai: ‘Meu alimento é fazer a vontade Daquele que me enviou e consumar a Sua obra’(Jô 4,34)”, disse o Missionário Redentorista.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno