Notícias

Papa aos teólogos: escuta da Palavra e dos sinais dos tempos

No final da manhã desta sexta-feira, dia 5 de dezembro o Papa Francisco […]

AFP3740321_ArticoloNo final da manhã desta sexta-feira, dia 5 de dezembro o Papa Francisco encontrou a Comissão Teológica Internacional. O Santo Padre começou por recordar que a esta Comissão foi criada logo depois do Concílio Vaticano II no seguimento de uma proposta do Sínodo dos Bispos. E esclareceu a missão da Comissão que é aquela de” estudar os problemas doutrinais de grande importância, especialmente aqueles que apresentam aspetos novos e, neste modo, oferecer a sua ajuda ao Magistério da Igreja”.

O Papa Francisco no seu discurso procurou chamar atenção para o valor da escuta considerando que um teólogo é, sobretudo, um homem de escuta humilde: “escuta da Palavra de Deus” e “escuta daquilo que o Espírito diz à Igreja”. Deve, assim estar atento aos sinais dos tempos.

À luz desta ideia o Santo Padre mostrou a sua satisfação com o facto de existir uma significativa presença de mulheres na composição da Comissão Teológica Internacional, considerando que essa é uma boa razão para que se desenvolvam “certos aspetos inexplorados do insondável mistério de Cristo”.

O Papa referiu-se assim à característica internacional desta comissão que reflete a catolicidade da Igreja. “A diversidade de pontos deve enriquecer a catolicidade sem prejudicar a unidade” – afirmou o Pontifice que confiou à proteção da Virgem Imaculada os trabalhos da Comissão Teológica Internacional.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store