Notícias

Novas estratégias para o turismo religioso

A analista do Sebrae-GO , Andréa Santos Carneiro, dá detalhes do novo planejamento para Trindade (GO).

DESTAQUE_TURISMO_RELIGIOSO_2015_02_01_003Um novo planejamento estratégico para o turismo religioso em Trindade (GO) está sendo finalizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO). É o Circuito Fé no Coração do Brasil que ganha fôlego para a implantação de mais ações que buscam atender de maneira eficaz os devotos que visitam Trindade, durante todo o ano. Em entrevista ao Jornal Santuário, a analista do Sebrae-GO e responsável pelo projeto, Andréa Santos Carneiro, dá detalhes do planejamento que envolve ainda a Igreja, a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), além dos setores públicos, privados e terceiro setor.

Jornal Santuário – O que é o Circuito Fé no Coração no Brasil? Quando ele foi criado?

 Andréa Carneiro – É o circuito do segmento do turismo religioso para uma linguagem de mercado, formado por empreendimentos do trade turístico: meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de receptivos, guias, atrativos naturais e culturais, transportes. Mas, atualmente, o circuito é constituído por meios de hospedagem e alimentação fora do lar. Ele foi lançado em 2011, em parceria com o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade, durante uma missa televisionada, que teve repercussão nacional. Essa transmissão foi importante para o desenvolvimento do circuito que teve o reconhecimento do Ministério do Turismo.

Qual o objetivo principal do novo plano estratégico para esse projeto em Trindade? Como ele vai funcionar?

O primeiro plano estratégico foi elaborado há seis anos. Durante esse tempo, o cenário mudou decorrente aos novos empreendimentos, a nova Basílica e, principalmente, ao crescimento do fluxo turístico. Importante também mencionar que a primeira versão já foi executada acima de 55%. A revisão pretende entregar uma atualização de ações necessárias referenciando o novo cenário do turismo local. O plano funciona como uma ferramenta norteadora tanto para administração pública como para orientar os investimentos da iniciativa privada. O reconhecimento, pelo Ministério do Turismo, do planejamento estratégico do turismo religioso de Trindade possibilitou o acesso aos recursos disponíveis para o desenvolvimento do destino, impulsionando o crescimento do setor.

Com o planejamento finalizado, qual será a primeira ação a ser colocada em prática?

Ao finalizar a entrega, precisamos envolver ao máximo a sociedade local. É necessário divulgar e distribuir o plano para que qualquer um envolvido no turismo de Trindade possa se orientar por ele. É um documento público. Por parte do Sebrae, o que será feito de imediato é um enquadramento de execução de ações a curto prazo, que podemos cumprir e contribuir com o efetivo uso da ferramenta de gestão, dentro do projeto Circuito Fé no Coração do Brasil.

DESTAQUE_TURISMO_RELIGIOSO_2015_02_01_001Como será a atuação do Sebrae (GO) dentro desse planejamento?

O Sebrae continua apoiando os micro e pequenos negócios com consultorias, treinamentos, missões técnicas e acesso ao mercado. O Circuito Fé no Coração do Brasil é um grupo empresarial que recebe e segue executando as ações que competem ao Sebrae. Mas, continuamos as parcerias com o Santuário Basílica e a Prefeitura Municipal na execução da gestão do desenvolvimento do turismo religioso de Trindade, como a reativação do Comtur [Conselho Municipal de Turismo], o próprio planejamento estratégico, festival gastronômico, elaboração do projeto de continuidade do circuito para captação de recursos do Sebrae Nacional, elaboração de projetos turísticos de acesso ao mercado, consultoria de apoio à Secretaria de Turismo na execução das ações, entre outras.

Como será a participação da Igreja? 

A Igreja é um dos principais interessados na revisão do plano, assim como foi na concepção do primeiro. Através do plano, a Igreja que é detentora do acervo turístico religioso local, alinha suas ações futuras com as intenções do trade turístico que se envolveu na construção do plano. A participação da Igreja será executar o que lhe compete, segundo as diretrizes do plano.

Qual o impacto que isso deve gerar na economia da cidade?

Ordenamento no crescimento econômico proporciona a cooperação. Quando existe cooperação, certamente os negócios crescem, a comercialização cresce. O turismo religioso é turismo de massa e, nesse sentido, atinge um número maior de empresários e prestadores de serviços ao mesmo tempo. Se existir cooperação, se vende mais e se lucra mais.

De que forma os devotos do Divino Pai Eterno serão beneficiados com o projeto?

A principal preocupação do plano é ampliar a qualidade no atendimento e gerar qualidade de vida aos moradores. Havendo qualidade no atendimento, aumenta-se a permanência do romeiro. O plano traz estratégias que beneficiam os devotos em todos os sentidos.

Ações para 2015

Qualificação profissional, cooperação empresarial e marketing nos mercados nacionais e internacionais são ações que seguem com o apoio do Sebrae este ano, em Trindade. O novo planejamento estratégico é amplo e uma das ações tem como foco a infraestrutura física. Em relação à Romaria do Divino Pai Eterno deste ano, Andréa Carneiro explica que existem ações pontuais que serão consideradas no momento de pensar no evento religioso, que é o maior do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Em 2014, cerca de 2,8 milhões de devotos passaram por Trindade durante os dez dias de festividades e, por isso, o planejamento é pensado a longo prazo. “Estão no plano, de forma estratégica, propostas a serem executadas, visando os próximos quatro anos de Romaria, no mínimo”, afirma.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno