Notícias

Um sonho que se tornou realidade

Após parceria com a Afipe, a Escola Família Agrícola de Uirapuru passou por uma transformação.

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2015_03_04_003O quadro Em Nome da Vida, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 4, destacou que a Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau) é o sonho de uma comunidade que se tornou realidade. Situada em Uirapuru, pequena cidade de clima muito quente, no norte goiano, a instituição tem como missão fazer com que o homem do campo aprenda a cultivar a terra. (Assista ao vídeo abaixo)

“É uma maneira de responder à necessidade desses jovens do campo para poderem ter uma profissão melhor, saberem trabalhar essa propriedade, terem uma condição melhor de vida no campo”, explicou o Missionário Redentorista Pe. Cassildo Ribeiro.

Em 2012, aconteceu a grande virada na história da Efau. A parceria desenvolvida com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) trouxe fôlego novo para o trabalho desenvolvido. Daí para frente foram muitas conquistas. A estrutura da escola foi toda reformada e várias ampliações foram feitas com o passar dos anos.

“Nós não tínhamos cozinha, alojamento masculino e refeitório. A nossa cozinha e o nosso refeitório era em um galpão coberto de telha Eternit, sem estrutura nenhuma. Em 2012, quando a Afipe fechou essa parceria com a gente, veio o término e a construção dos alojamentos masculinos da cozinha, do refeitório e as áreas em frente às salas de aulas e em frente aos dormitórios”, lembrou Vanilda Carvalho de Souza, coordenadora pedagógica da Efau.

Atualmente a escola atende alunos de dez municípios da região. A coordenadora geral da Efau, Maria Nazaré de Jesus, explicou que eles cursam o Ensino Médio integrado com o profissionalizante, com formação em técnicas agropecuárias: “É trabalhada a pedagogia da alternância. Eles ficam 15 dias na escola e 15 dias na família. Eles têm toda a tarefa que levam, além da parte prática que eles têm que praticar em casa. Quando encontram dificuldades, anotam e trazem para escola, discutem com os professores da área. Se a dificuldade continuar, o professor vai até a família para colocar o trabalho em prática”.

Veja também:

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2015_03_04_004Além das disciplinas do Ensino Médio, existem mais 22 matérias técnicas para melhorar a vida deles no campo. Dois veterinários e uma engenheira agrônoma reforçam as aulas de práticas agropecuárias. “Os alunos têm aulas teóricas em sala, como em uma escola tradicional. Entretanto, alguns dias da semana, eles efetivam trabalhos de campo, se envolvem em atividades na escola, tanto na área pecuária, quanto na área de agricultura”, pontuou a engenheira agrônoma Mariel Fernanda Camargo.

Para o estudante Josmar Dias, a escola trouxe benefícios para sua vida: “Eu moro em área de assentamento, então sempre é área rural, o que aprendo aqui facilita muito a assistência técnica para nós por lá, que é um dos problemas que nós temos dentro dos assentamentos no Brasil”. Outro aluno, Augusto Gomes, completou: “Eu vim para cá no ano de 2012, com o intuito de um aprendizado técnico em agropecuária. Minha vida mudou e foi muito”.

Maiara Lorrane Alves, também estudante, ressaltou as mudanças realizadas na escola nos últimos anos: “A gente teve melhoria tanto na alimentação, como no conhecimento e na estrutura da escola”.

O diretor das Obras Sociais Redentoristas, Pe. Reinaldo Martins, comemora o sucesso no atendimento da escola e agradece a colaboração de cada filho e filha do Pai Eterno, que contribui com a obra social: “Coração agradecido ao Pai Eterno, por nos ter dado esta graça de aqui, na cidade de Uirapuru, realizar o bem e mostrar que o amor depende do nosso coração, depende de cada um de nós fazer o bem”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno