Notícias

Qual a diferença entre coroinhas e acólitos?

Saiba mais sobre a função desses jovens que ajudam os padres durante as celebrações.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_09_17_003Nas celebrações eucarísticas alguns jovens auxiliam o padre durante a celebração. Eles são chamados de coroinhas ou acólitos. O quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 17, mostrou qual é a diferença entre os dois. (Assista ao vídeo abaixo)

“A diferença se dá basicamente pela idade. Os dois, tanto o coroinha, quanto o acólito, desempenha a função de ajudar no serviço do altar, auxiliando os padres, os celebrantes na condução das missas”, explicou Celso Lucas Fernandes de Oliveira, coordenador do grupo de acólitos e coroinhas da Igreja Matriz de Campinas.

Outra diferença é que os acólitos são instituídos pelo bispo, e os coroinhas não. “Eles servem todos os domingos em algumas celebrações. Sempre temos algumas solenidades, festa da padroeira e outras celebrações festivas na paróquia, e eles também servem e ajudam”, ressalta o coordenador.

Veja também: 

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2015_09_17_002Alguns acólitos são também seminaristas. É o caso do Ênede Cordeiro, que coordena o grupo de acólitos responsáveis por ajudar na Liturgia durante as celebrações no Santuário Basílica. “O acólito é essencial e, principalmente, na preparação das oferendas. Os objetos litúrgico, claro, estão o pão, o vinho, o cálice, estão na credência e o acólito leva até o padre para preparar a mesa do altar. Também para realizar bem a procissão de entrada, do Evangelho e as procissões finais” , pontuou.

Compromisso que o acólito Deyvid Dany Terra disse ter consigo e com o Pai Eterno: “É uma forma de agradecer as bênção que o Pai Eterno tem colocado na minha vida. Depois que entrei neste grupo, só tenho desenvolvido e melhorado a minha vida”.

Para se tornar um coroinha ou acólito basta procurar o pároco local e demonstrar interesse. É também necessário passar por um período de formação. “Passamos por uma formação de seis meses preparatório, pois muitos jovens que querem colaborar conosco não tem nenhuma formação, mas tem o desejo no coração. Por isso, nós temos esses meses dedicados à formação para a espiritualidade, para o significado dos ritos e das coisas que acontecem no presbitério”, concluiu Ênede.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Angela Leles da Conceição Rosa
    22/9/2022 - 16:34:07

    Esclarecedor a reportagem sobre acólitos e coroinhas, muito obrigada.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno