Notícias

Igreja celebra Dia de Todos os Santos

Pe. Erasmo Santos fala sobre a data do calendário litúrgico lembrada pelos católicos no dia 1º de novembro.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_10_26_002No próximo domingo, 1º de novembro, a Liturgia da Igreja nos convida a refletir sobre o Dia de Todos os Santos. Sobre a data do calendário litúrgico, o Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 26, exibiu entrevista com o Pe. Erasmo Santos, vigário da Paróquia Sagrada Família. O sacerdote falou sobre como os devotos devem refletir e celebrar neste dia. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: De que forma a Igreja celebra o Dia de Todos os Santos e há algum ritual específico para esta data?

Pe. Erasmo Santos: Existe um ritual próprio da Igreja missal dominical, existe todo um rito de preparação para as celebrações que são realizadas no mundo, na Igreja e no Brasil também. Agora, cabe a cada diocese, cada bispo, dinamizar o modelo celebrativo do Dia de Todos os Santos.

Talíta Carvalho: Qual é o intuito da Igreja Católica ao celebrar o Dia de Todos os Santos?

Pe. Erasmo Santos: O intuito é de resgatar a dinâmica e perspectiva da vida, de uma vida que gerada em Deus, gerada no ser, e aí podemos pegar a pedagogia de Deus, com relação a encarnação de Jesus. Jesus é o Deus que vem dos céus, encarnado na pessoa de Maria, na humanidade, e que depois da sua missão é levado aos céus. Essa mesma dinâmica é colocada para a vida dos humanos. Viemos dos céus com essa imagem, encarnada na pessoa humana e depois passamos pelo sepulcro, pelas cruzes da vida e depois somos resgatados, levados novamente aos céus.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2015_10_26_001Talíta Carvalho: Padre, sabemos que cada santo tem seu dia específico. Então, por que a Igreja institui um dia para celebrar todos eles?

Pe. Erasmo Santos: O Dia de Todos os Santos nos traz presente a importância de vivermos em comunidade. Se até os santos estão em comunidade, como o Pai, o Filho e o Espírito Santo, aqui na terra ainda como peregrinos, passageiros, como família de Deus, devemos viver em comunidade.

Talíta Carvalho: Sabemos que todo cristão é convidado, chamado a viver a santidade. Então, como cada cristão pode espelhar nesses santos para alcançar essa graça?

Pe. Erasmo Santos: É importante não deixarmos de lado, não abandonarmos as limitações. Mas, o mais importante é resgatarmos a imagem. Nós somos imagem e semelhança de Deus. Isso está nos primeiros capítulos do livro de Genesis. E lá em São Jonas diz: “Vejam que grande presente o Pai de amor nos deu”, de sermos chamados filhos de Deus, e não só de sermos chamados, mas de fato, somos filhos de Deus. Essa é a grande intenção, resgatar não a imagem do pecado, do derrotado, mas a imagem e a semelhança de Deus, em homens e mulheres de carne vivendo aqui nesses desafios do cotidiano da vida presente.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno