Catequese

Um tempo de reflexão e vitória

Pe. Rodrigo de Castro explica sentido da Semana Santa e ressalta como católicos devem vivenciá-la.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_03_21_0001Nesta semana, os católicos são convidados a vivenciarem a Semana Santa. Este foi o tema abordado na entrevista exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 21. O coordenador de pastoral da Arquidiocese de Goiânia e pároco da Paróquia Sagrada Família, Pe. Rodrigo de Castro, falou sobre o verdadeiro sentido e significado de cada celebração. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Padre, qual é o sentido da Semana Santa? Desses dias que antecedem a Páscoa do Senhor?

Pe. Rodrigo de Castro: O grande sentido da Semana Santa se consiste em vivermos a preparação para o grande Mistério Pascal. Ontem, por exemplo, nós vivemos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, no Domingo de Ramos, onde Jesus é acolhido com os ramos de oliveira e, assim, Jesus entra em Jerusalém para dar a sua vida por nós. Passando o dia de ontem, nós temos durante essa semana a grande semana, que chamamos de Tríduo Pascal. Começa na quinta-feira com o Lava-pés; sexta-feira, com a Liturgia da Paixão; e o grande sábado, o dia da Ressurreição, a grande celebração, a celebração mãe de todas, a mais importante de todo o Ano Litúrgico, conhecida também como Vigília Pascal.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_03_21_0004

Douglas Branquinho: Padre, como que nós cristãos devemos vivenciar esses dias?


Pe. Rodrigo de Castro:
É um grande tempo de vitória. Um tempo onde nós somos convidados a realmente parar tudo, voltarmos para dentro da comunidade, ou seja, a importância de cada um de nós participando das celebrações da Semana Santa, não faltando nenhuma delas e vivendo a grande riqueza que a Liturgia nos oferece nesta semana, para que, assim, nós possamos fazer um ganho na nossa vida espiritual. Reflexão é a palavra central. Quem sabe fazer uma boa Via Sacra, viver os Mistérios das 14 estações, o que é muito importante para nossa fé cristã, onde nós vivemos o relato da Paixão, mas também rezamos por toda a humanidade, ou seja, é um dia de oração chamado de Oração Universal. Depois, nós temos o costume, popularmente, na sexta-feira a noite, de fazermos a Procissão do Senhor Morto, que também como a nossa, tem o costume de fazer a encenação da Paixão de Cristo. Depois, no sábado, é um dia de silêncio, de recolhimento. Em seguida, logo pela manhã de domingo, o grande momento da Ressurreição, que nós chamamos de domingo de Páscoa ou Domingo da Alegria, o dia que o Senhor fez para nós, o dia em que a Morte foi vencida, que a luz da vida chegou nesse mundo que nós estamos, a luz do universo. Jesus, a luz do mundo!

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store