Catequese

Divisão da Bíblia: o Antigo e o Novo Testamento

No Mês da Bíblia, Pe. João Paulo Santos de Souza fala sobre os livros que estruturam as Sagradas Escrituras.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_09_14_001No “Fique Por Dentro”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 14, o padre João Paulo Santos de Souza explicou mais detalhes de como é a estruturação da Bíblia, de acordo com os textos e livros. (Assista ao vídeo abaixo)

O Missionário Redentorista explicou que a Escritura Sagrada é composta por duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamento. “Cada uma dessas grandes partes são subdivididas. O Antigo Testamento é constituído do Pentateuco, como o nome já diz são os cinco primeiros nomes da Bíblia, e ali estão os textos fundamentais da Bíblia hebraica; depois os livros históricos que narram a história do povo de Israel; depois vem os livros Sapienciais, que contam a sabedoria de Israel, o povo que percebia a ação de Deus na experiência concreta do dia a dia. Em seguida, temos os livros proféticos, e como sabemos, a profecia nasceu em Israel simultaneamente com a Monarquia, que era como um grito da defesa do povo em vista dos mandos e desmandos da Monarquia. Já o Novo Testamento, é constituído pelos quatro Evangelhos; depois as cartas Paulinas; as Cartas Católicas e o Livro do Apocalipse”, ressaltou.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2016_09_14_003Por ser formada por vários escritos de diferentes épocas, a Bíblia precisou ser organizada, o que também não levou pouco tempo. “A Bíblia que temos em mãos hoje foi canonicamente definida no Concílio de Trento, isso no século XV, embora as listas dos textos fossem já utilizadas desde os primeiros séculos da Igreja”, afirmou Pe. João Paulo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno