Catequese

Alimento para a alma

A Bíblia é a fonte mais pura que nos conduz para perto do Pai e nos ajuda a colocar a fé em atos.

noticia_3_001Setembro é um tempo muito especial para os católicos, pois é o mês da Bíblia. Esta é mais uma oportunidade que todos têm de aprofundar no estudo deste livro sagrado para fortalecer a fé e conseguir levar os seus ensinamentos aos irmãos que necessitam.

A Sagrada Escritura reúne textos antigos que contam a história do mundo desde o seu surgimento. Nela se encontram também as histórias de vida de homens e mulheres que foram profundamente tocados pelo amor do Pai Eterno e perseveraram na fé para cumprir a Sua vontade.

Livros

Ao todo, a Bíblia contém 73 livros que estão divididos entre o Antigo, com 46, e o Novo Testamento, com 27 livros. De acordo com o Missionário Redentorista Pe. João Paulo Santos, a diferença substancial entre os dois testamentos está na vinda de Jesus Cristo, pois Ele é a promessa cumprida do Pai. “O Novo Testamento não abole o Antigo, mas dá-lhe pleno cumprimento. Portanto, em contextos e épocas bem diferentes, Antigo e Novo Testamentos apresentam um único Deus, há uma continuidade entre os dois testamentos”, explica.

Essa continuidade entre o Antigo e o Novo Testamento, por muitas vezes, de forma equivocada ou por falta de informação, acredita-se que a Igreja Católica ignora os textos antigos e prioriza apenas os Evangelhos de Jesus. “Este tipo de leitura é equivocado e a Igreja, desde as primeiras décadas, considera como heresia. A Escritura Cristã, o livro de fé dos cristãos, é constituído de Novo e Antigo Testamentos. O conceito de inspiração divina compreende a totalidade das Escrituras e não há como fragmentar a Escritura”, orienta o Missionário Redentorista.

A Bíblia deve ser sempre a principal fonte de inspiração e aprendizado, pois, todos os textos lá escritos foram feitos sob a inspiração Divina. Portanto, segundo Pe. João Paulo, ela não pode ser lida como qualquer outro livro, a leitura deve ser feita de maneira contextualizada e cuidadosa: “Não é tarefa fácil ler, e ler a Bíblia é ainda mais difícil, porque não é uma literatura qualquer, trata-se de um texto acolhido na fé como sagrado”.

Oração

DESTAQUE_EM_NOME_DA_VIDA_2016_09_15_003Para os cristãos, a leitura da Bíblia é uma forma de conversar com o Pai e de aprender os ensinamentos de Seu Filho, Jesus Cristo, sob a inspiração do Espírito Santo. Portanto, é um momento que tem a mesma importância de uma oração.

Nas Sagradas Escrituras, é possível encontrar ensinamentos, conselhos e exemplos que são extremamente necessários para se viver uma vida cheia de amor, com misericórdia e caridade, seja em casa, no trabalho ou até com quem não se conhece. Por meio da Palavra de Deus, aprende-se a ver o mundo através dos olhos da Santíssima Trindade. “A Bíblia é o livro da fé, está na raiz da nossa fé, não tem como compreender a nossa fé sem um contato com a Palavra de Deus. Esta Palavra é o alimento da nossa fé”, afirma Pe. João Paulo.

O principal chamado neste mês da Bíblia, que não por acaso vem após o Mês das Vocações (celebrado sempre em agosto), é suprir a alma sedenta com a Palavra de Deus, meditar sobre ela e trazê-la para a sociedade atual. Todos os servos cristãos, religiosos ou leigos, são continuadores do plano do Pai Eterno. “Lemos os eventos do passado que iluminam as obras do presente de modo que nos sentimos, também, membros da mesma história do povo de Deus, continuadores do mesmo projeto de salvação”, finaliza Pe. João Paulo Santos.

Por esse motivo, todo cristão que tem sede de Deus e deseja se aprofundar na fé, precisa colocar a Palavra de Deus em prática. E isso só é possível se ele estudar e conhecer os ensinamentos que a Bíblia tem a oferecer. As Sagradas Escrituras são fonte pura do amor do Pai Eterno por este mundo, desde o seu início.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno