Catequese

Epifania do Senhor: A manifestação de Deus para a humanidade

Pe. Idemar Costa fala sobre solenidade celebrada pela Igreja Católica no próximo dia 8 de janeiro.

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2017_01_04_001Passado o Natal, a Igreja celebra a Epifania do Senhor. O quadro “Fique Por Dentro”, exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 4, mostrou que a solenidade é uma manifestação divina, em que Jesus Cristo é apresentado ao mundo. O Missionário Redentorista Pe. Idemar Costa, falou sobre a importância e o significado da data. (Assista ao vídeo abaixo)

“Epifania é uma palavra grega que significa aparição ou manifestação e normalmente é de cunho religioso. Para nós, católicos, é uma festa da tradição cristã, que nos revela o próprio Deus, o próprio Cristo se apresentando a humanidade”, pontou Pe. Idemar.

A Igreja dedica uma data no Calendário Litúrgico para celebrar a data. Para Pe. Idemar é importante fazer memória dessa manifestação de Deus à humanidade. “Posso dizer que os magos conduzidos por uma luz vão ao encontro daqueles que eles acreditam ser rei, mas rei, messias, ou seja, é uma manifestação de Deus”, ressaltou.

Veja também:

DESTAQUE_FIQUE_POR_DENTRO_2017_01_04_002A solenidade da Epifania do Senhor acontece no próximo domingo, dia 8 de janeiro. Mesma data em que a Igreja, geralmente, celebra a Folia de Reis, que popularmente é comemorada no dia 6 de janeiro. “Deus que vem ao encontro do homem se manifesta na sua totalidade à humanidade. Portanto, é o encontro de Deus que vem com a humanidade inteira”, disse o padre.

Sobre a relação das duas datas, o padre explicou o sentido que os cristãos consideram: “O Dia de Reis, sobre cunho popular é a chamada folia em que o nosso povo cultiva os Reis Magos, assim os chamam por conhecerem nele, pessoas que vão ao encontro do Cristo, vão para cultuá-lo, para apresentar a ele seus presentes e para colocar toda a sua vida em consonância com a vinda do Cristo que se mostra e quem bem a humanidade inteira”.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno