Notícias

Igreja celebra Santo Antônio de Pádua nesta terça-feira, 13

Professor e pesquisador José Antônio de Camargo fala sobre devoção popular no Brasil.

As tradicionais festas juninas celebram as memórias de alguns santos da Igreja Católica. Amanhã, 13 de junho, é dia de Santo Antônio de Pádua, que segundo a tradição popular é o santo casamenteiro. Este foi o tema da entrevista exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 12.  O repórter Douglas Branquinho conversou com o professor e pesquisador José Antônio de Camargo. (Assista ao vídeo abaixo)

 Douglas Branquinho: Quem foi Santo Antônio e por que ele ficou tão popular aqui no Brasil?

José Antônio de Camargo: Santo Antônio foi trazido pelos frades portugueses que vieram junto com os nossos descobridores e depois nossos colonizadores. Os franciscanos celebraram  a primeira missa em território brasileiro, e foi a partir daí que praticamente a devoção a Santo Antônio, se espalhou rapidamente a medida em que os portugueses foram adentrando o país. E com eles, os franciscanos. Quanto a Santo Antônio, ele é bastante conhecido no que diz respeito aos milagres que ele fez e pouco conhecido como um renomado intelectual, professor, escritor, nascido em Portugal, falecido em Pádua. O último sermão que ele escreveu foi em louvor a São Pedro e São Paulo, cuja Festa é em 29 de junho. Então, esses sermões integram a sua ópera, que também por esta razão, está a elevação dele a doutor da Igreja.

Douglas Branquinho: Qual é basicamente a diferença entre a devoção a Santo Antônio aqui no Brasil e a devoção lá em Portugal?

José Antônio de Camargo: Nenhuma diferença, até porque quando os portugueses chegaram aqui e com eles os franciscanos, que são os primeiros missionários, eles trazem essa devoção ao santo, que é popular, e é missionário pregador, descoberto.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno