Entretenimento

Araçu (GO) sedia 13º Encontro de Carreiros

Tradição sertaneja, o evento reúne pessoas de várias cidades do interior de Goiás.

Foto: Rodolfo Cândido

Em Araçu (GO), aconteceu, no último fim de semana, o Encontro de Carreiros que já é tradição na cidade há 13 anos. Carreiros marcaram presença no evento e o principal é a boa recepção feita pelos moradores. A Rosimeire Jacinto, funcionária pública, trabalha na cozinha. “É uma equipe de 12 pessoas para fazer o almoço. Servimos aproximadamente 200 marmitas na quinta e, no sábado, 550. A janta tem mais ou menos umas 700 pessoas”, afirma.

Para o encontro, Araçu recebe todos os anos centenas de pessoas de outras cidades de Goiás. A população local de quatro mil pessoas dobra durante o encontro. “Foram 200 quilos de carne bovina, 280 de carne de porco e 360 de frango”, contabiliza Rosimeire.

Para o prefeito da cidade, Joelton Bernardo, é um prazer receber os carreiros. “Fazemos questão de levar esse alimento para essas pessoas que estão na estrada, na poeira, mas não deixam a tradição acabar. Por isso, nós temos que dar apoio para eles, para não deixar essa história e essa tradição terminar”, ressalta.

Rener Santiago, servidor público, segue a tradição há anos. “Meus avós, meu pai, e agora meu filho. Todos carreiros. Então, passa de geração em geração. Eu já venho praticando isso há muito tempo e agora o Heitor, meu filho, já está no mesmo caminho. Acho que ele vai acompanhar os pais e os avós nesta tradição que é tão bonita”, disse.

No início da noite, uma celebração aconteceu em um dos pousos da cidade. Preparação e evangelização para todos os visitantes com o Pe. Márcio Celestino, da Paróquia Santa Rita de Cássia de Araçu. “Aqui rogamos a proteção de Deus a todos os devotos do Pai Eterno, de modo especial, aos carreiros, tantos homens, mulheres e crianças, que se deslocam da sua fazenda e região e vêm prestigiar a nossa cidade. Que Deus abençoe a todos e que seja um encontro e uma festa onde reine a paz, a harmonia e, de modo especial, o encontro dos amigos”, afirma o padre.

O comerciante Deusvaldo Floriano Cintra, comerciante, conta que a paixão pelos carros de boi está no sangue. “Nós somos aqui do interior, mas moramos na cidade grande em função de trabalho, mas a nossa vida e a nossa raiz está aqui no interior”, disse.

A festa carrega consigo a bandeira da valorização da cultura sertaneja. Homens e mulheres desfilaram com seus veículos e animais. Uma alegria de quem participou e também para quem assistiu. “A minha alegria é enorme aqui. Só o coração pode responder o tanto que é bom. A felicidade de ver o pessoal da cidade unido, os carreiros não tem preço. Tem carreiro de longe, Trindade, Damolândia”, comenta Valdomiro Bento Tavarez, lavrador.

Idelmira Fátima dos Santos e o esposo Antônio Eustáquio Bento participam do encontro todos os anos. “Temos um carro que está participando do evento e somos vizinhos. Não poderia deixar de participar. Somos uma força junto com eles”, afirma ela. O esposo confirma: “É muito importante fazer com que o povo da cidade também goste disso e não deixe acabar”.

Mais de 120 carros de boi passaram pela cidade. Um dia especial que serve para ajustar os últimos detalhes para estarem na festa em louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade. “Já tem alguns anos que essa Festa acontece aqui em Araçu. Nosso objetivo é ajustar os bois para a nossa Festa do Divino Pai Eterno”, explica Chicão Berranteiro, devoto de Trindade.

Em mais um ano, a organização proporcionou diversão para todos os visitantes. A data já está presente no calendário cultural do município e do Estado. “Eu falo que o Divino Pai Eterno está presente na nossa Festa, porque é uma Festa tão grande que é realizada somente com o Divino Pai Eterno para movimentar e trazer esse tanto de gente aqui para a nossa pequena Araçu. Com certeza, muita fé e muita devoção é um evento maravilhoso”, comenta um dos organizadores, Cristian Vieira Gonçalves.

O fundador desse encontro é o já falecido Juarez Vieira, que foi representado pela sua família e homenageado no início do desfile. Que com as bênçãos do Divino Pai Eterno essa tradição em Araçu continue por muitos anos!

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno