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Saiba como foi a produção do cartaz da Romaria 2019

São meses de estudos e muito trabalho feito pela equipe de criação e arte da Afipe.

A Romaria do Divino Pai Eterno já está chegando. Ela acontece neste ano entre os dias 28 de junho e 7 de julho. Como é tradição, o cartaz da Festa, com a programação dos dez dias, é esperado pelos devotos com muita expectativa. Por isso, o trabalho da equipe de criação e arte da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) é intenso durante meses antes da Festa.

Tudo que fazemos é pensando antes no romeiro, no que ele vai sentir quando tiver contato com o material gráfico. O cartaz da Romaria é o carro chefe, é através dele, da arte do cartaz, a primeira arte que desenvolvemos, que as outras artes vão se desdobrar, livro de canto, crachá, temário, tudo que o devoto tem contato”, explica a publicitária Celine Ramos.

Com todas as diretrizes definidas, o próximo passo foi da equipe de designer gráfico, com a missão de colocar as ideias no computador. “É o cartaz da Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. É uma Romaria. Nós nos devotamos ao Pai Eterno. Nós vamos até a Casa do Pai. Então, é isso que o desenho quer dizer. Nós saímos em Romaria sentido à Basílica, à Matriz em louvor ao Pai Eterno, por isso, os pés do Pai Eterno estão localizados desta forma, para passar a ideia do que nós fazemos para buscar a santidade”, pontua Diogo Oliveira, designer gráfico.

As cores usadas foram definidas em grupo e têm um significado especial para a mensagem ser passada. “O branco é santidade, ideia de paz. O dourado é a ideia de realeza, de glorificar, de colocar o Pai Eterno no altar, de dar a importância para o Pai. O verde representa a esperança”, completa Diogo.

Muitos devotos fazem questão de levar o cartaz para casa. Alguns fazem até coleção. Para Celine, é esse amor, que vem do devoto do Pai Eterno, que enche de motivação a turma da criação da Afipe. “Cada ano que passa o desafio é diferente. Então, ficamos ansiosos esperando por este momento. Fizemos uma reunião com Pe. Marcelino e ele nos passou as informações que ele queria que tivesse no cartaz. Explicou de onde foi tirado o tema, qual era o sentido do tema desde ano, e ele pediu para que tivesse na arte o principal item que representasse a santidade para a Igreja Católica, que são as palmas, uma flor branca, e conversando com ele, nós passamos a nossa ideia através deste tema que foi estudado muito antes. Procuramos muitas inspirações textuais, pessoas que falam sobre santidade, sacerdotes e depois disso apresentamos a nossa ideia do cartaz, de transmitir as artes sacras que são encontradas em altares de igrejas. Aqui em Goiânia, por exemplo, temos várias igrejas que tem o altar assim, inclusive temos em Trindade, a Igreja Santa Luzia, que tem esse tipo de altar, de onde nós tiramos inspiração. Tudo que está no cartaz lembra tanto a textura de pintura, as cores e os itens que o Pe. Marcelino pediu. Então está tudo englobado no cartaz da Romaria”, pontua a publicitária.

O sucesso da Romaria de Trindade passa por várias etapas. E uma delas é conseguir se comunicar bem com o público. “É uma satisfação saber que através de um trabalho como este, poderemos evangelizar muito mais. Saber que as pessoas vão conhecer ainda mais a devoção. Sinto uma satisfação enorme em participar deste projeto”, ressalta Diogo. Para Celine não é diferente: “Sentimento é de muita gratidão e felicidade. Ainda mais neste ano, que a ideia central foi uma inspiração. Eu estava rezando, pedindo a Deus para nos dar inspiração. Foi através de um momento de oração que tudo veio. Então, é muito gratificante trabalharmos por essa obra, principalmente sabendo que as pessoas esperam o nosso trabalho, realizado especialmente para este momento tão importante, que é a Romaria do Divino Pai Eterno. É muita gratidão e amor pelo que fazemos”.

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