Catequese

Igreja celebra Pentecostes neste domingo, 9 de junho

Confira entrevista sobre o tema com o reitor do Santuário Sagrada Família, Pe. Rodrigo de Castro.

Neste domingo, 9, a Igreja Católica celebra Pentecostes. A celebração é uma das celebrações mais importantes do Calendário Litúrgico e representa a descida do Espírito Santo aos apóstolos e Jesus Cristo. O reitor do Santuário Sagrada Família, Pe. Rodrigo de Casto, fala sobre o tema em entrevista especial. Confira:

Pedro Rabelo: O que significa esta celebração para os cristãos?

Pe. Rodrigo de Castro: Nós culminamos a celebração da Páscoa, aquilo que celebrávamos há 50 dias, a grande certeza de que Jesus está vivo e ressuscitado e agora ele sube aos céus. Por isso, no último domingo, nós celebramos  o domingo da Ascensão, não existe no Calendário Litúrgico o sexto domingo da Páscoa, porque este domingo é tomado pelo domingo da grande Festa da Ascensão , quando Jesus sobre aos céus. E agora, Jesus que está no céu, promete para nós e envia o seu Espírito Santo, por isso nós estamos celebrando, nesta semana, este espírito da Ascensão, Jesus que vive ressuscitado. Porque ele foi elevado aos céus, agora no próximo domingo, nós celebraremos a descida do Espírito Santo de Deus. Nestes dias celebramos umas das novenas mais importantes da vida da nossa Igreja, que é a primeira novena, a novena em que Nossa Senhora rezou juntamente com os apóstolos pedindo a descida do Espírito Santo. Quando Maria estava com os apóstolos no cenáculo para que o Espírito Santo de Deus pudesse vir sob eles, os seja, a Igreja que nasce.

Qual a passagem bíblica que mostra a importância de Pentecostes?

Nós conhecemos aqui na Palavra de Deus, na leitura dos Atos dos Apóstolos, que foram escritos por São Lucas e nós poderíamos dizer que nós temos os quatro Evangelhos de Cristo, os Evangelhos que tanto conhecemos. Nós podemos dizer que os Atos dos Apóstolos é o Evangelho do Espírito Santo. Por isso, no capítulo segundo, nos versículos um ao 11, nós vamos ver claramente a grande Festa de Pentecostes. “Neste dia, estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente veio do céu um ruído como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa, onde estavam sentados os apóstolos e a Virgem Maria, porque eles ficaram nove dias pedindo essa descida do Espírito Santo. Na Festa de Pentecostes, nós temos esta beleza do número 50, porque há semanas, nós celebrávamos a Páscoa, no dia 40, e Pentecostes é no dia 50, que na Bíblia podemos compreender este nome. Pentecostes significa quinquagésimo, ou seja, depois da Páscoa, 50 dias, claramente o Espírito Santo de Deus vem sobre nós. 

O que é necessário cada um de nós termos no coração no dia desta celebração?

Para nós é a grande certeza de recebermos o dom e os frutos do Espirito Santo. Aproveito para ressaltar a importância do Sacramento da Crisma. É muito importante que os adultos recebam a Crisma. Para nós católicos, sermos crismados, recebermos o Espírito Santo é uma dádiva. A Crisma é o Sacramento que coloca a pessoa, o cristão adulto na fé, ou seja, nós recebemos o Batismo, e no dia do nosso Batismo, nós já recebemos o Espírito Santo, porque fomos ungidos com o óleo da Crisma,  agora, quando nós chegamos na idade da razão, depois dos 15 anos, a Igreja nos convida a fazermos o Sacramento do Crisma, que responde esta pergunta. Só consegue celebrar bem este domingo quem faz uma experiência com o Espírito Santo, e esta experiência nós fazemos de maneira espetacular no Sacramento da Crisma. Por isso, frequentar uma boa catequese de adultos, fazer a Crisma, se dedicar aos estudos do Espírito Santo para que nós possamos ser doutores nos frutos dos dons do Espírito Santo, que hão de permear a nossa vida. O Espírito Santo é essa força que o Pai Eterno nos confere, para que nós possamos estar nesta vida na feliz proteção do Pai. Daqui a alguns dias, nós vamos celebrar mais uma Romaria do Divino Pai Eterno. Como que nós sabemos que o Divino Pai Eterno é para nós esta esperança? Como sabemos que somos filhos amados e amadas do Pai Eterno? Quando nós temos uma vida pautada nas graças e nas maravilhas que Deus tem oferecido a cada dia e a cada um de nós, quando nós estamos lucrando nesta vida os frutos e os dons do  Espírito Santo. Por exemplo, aqui no Santuário Sagrada Família, nós estamos nos preparando para a Festa no próximo domingo, onde vamos fazer a nossa Consagração de uma maneira muito singular, nós estamos refletindo sobre os vícios, porque através das fraquezas que nós temos na carne, entram todos os tipos de vícios , onde nós vamos encontrar forças para superar uma vida sustentada pelos frutos de Espírito Santo. Então, com os frutos e com os dons do Espírito Santo, que nós recebemos, o Sacramento da Crisma e que agora nesta novena estamos pedindo com muita graça e devoção, nós encontramos a força para continuarmos a nossa caminhada. Sermos impulsionados por essa força que só o Pai Eterno nos dá.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno