Catequese

Ouvir é o dom de acolher

Pe. Rodrigo de Castro explica que ouvir é o ponto principal para construir bons relacionamentos

Imagem meramente ilustrativa | Web

Quando um amigo vem lhe contar uma novidade, ou alguém de sua família desabafa sobre um problema, você realmente ouve ou já vai pensando no que dizer como resposta? Segundo padre Rodrigo de Castro, da Arquidiocese de Goiânia (GO), ouvir sem pressa de responder ou aconselhar é o verdadeiro sentido do acolhimento. “O outro, quando nos procura, tem a necessidade de falar, então você ouve, presta atenção e isso já é suficiente para a pessoa se sentir acolhida, respeitada e amada”, afirma.

O sacerdote também explica que às vezes nem é preciso dar uma resposta. “Se você ouve alguém demonstrando carinho, já é um caminho para a cura interior”, destaca.

Como religioso, padre Rodrigo tem como missão ouvir muitas pessoas, seja em confissão ou conversas, e assim acolher problemas e desafios de diversas realidades. “A minha vocação, os meus estudos, me preparam para esta missão de ouvir, acolher e, se necessário, aconselhar e intervir. Claro que conto com a graça de Deus em todos esses momentos e Ele me ensina a ter o filtro necessário para atender as pessoas”, pontua.

Ouvir o desabafo de alguém pode ser desafiador. Muitas vezes o julgamento passa à frente, assim como a falta de empatia ou, em alguns casos, a pessoa se “contamina” com os problemas do outro. Padre Rodrigo diz que ouvir é um dom que precisa ser cultivado. “Na maioria dos casos, a pessoa só precisa partilhar algo e a beleza do dom de ouvir não está nas respostas, mas sim em acolher, compreender e amar a pessoa e a situação na qual ela está”, explica.

Para acolher verdadeiramente é preciso ouvir, prestar atenção e oferecer o carinho. Você tem praticado este dom na sua família e nas suas amizades? Conta para a gente!

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • lucila Peres Jordão
    5/8/2019 - 19:34:47

    Cursos de oratória existem em grande quantidade.Nunca vi um curso de ESCUTATÓRIA.
    Realmente ouvir o outro não é fácil.É aborrecido,cansativo,pior ainda quando a gente se deixa emocionar e leva o problema ouvido para casa!
    Mas,sem dúvida,é um grande ato de caridade ouvir o próximo.

  • DIVINO ALDAIR DOS SANTOS
    7/8/2019 - 18:47:47

    EU AGRADEÇO AO PADRE RODRIGO PELAS EXPLICAÇÕES E APRENDI MUITO COM TANTAS PALAVRAS VERDADEIRAS E QUE ME ENSINA MUITO. AGRADEÇO AO SENHOR POR ME AJUDAR A APRENDER OUVIR E MODIFICAR MEUS ENTENDIMENTOS

  • TV Pai Eterno









    Newsletter