Notícias

Pastoral da Sobriedade realiza trabalho de recuperação espiritual

A palavra de Deus é levada à pessoas com vulnerabilidade para colaborar com o processo de cura da dependência

Você já ouviu falar sobre o trabalho da Pastoral da Sobriedade? Trata-se de uma ação concreta da Igreja que busca ajudar os irmãos que necessitam de apoio. “É um alcance que conseguimos fazer para as pessoas que estão precisando de ajuda, as pessoas procuram um auxilio para doença da alma e ai, reapresentamos o amor, o amor de Cristo e de Nossa senhora e reaver a dignidade que a pessoa perdeu por conta das drogas”, explica o secretário da Capelania, Delubio Ribeiro Mendes.

Este centro de reabilitação fica em Aparecida de Goiânia-GO, cerca de 46km de Trindade (GO) e o trabalho aqui, é feito com todos os pacientes que queiram a ajuda da igreja. Hoje são 110 internos que estão em tratamento contra o uso das drogas. “Essas pessoas, apresentamos a sociedade com dignidade e fazemos com que eles reflitam e pratique as virtudes na vida deles. Mostramos que eles não estão sozinhos”, conta o secretário.

A Pastoral da Sobriedade está presente em várias dioceses do Brasil. No caso desse centro de reabilitação a visita da pastoral acontece uma vez por semana. Padres, bispo e um frei se revezam para trazer a mensagem do Divino Pai Eterno, para os irmãos em recuperação. E isso vem trazendo cada vez mais resultados positivos. “A igreja da a alternativa de uma terapia espiritual com a Santa Missa, a confissão, isso da a elas a oportunidade de resgatar sua espiritualidade que foi perdida com a vida mundana”, destaca o coordenador da pastoral da sobriedade“, Pe. Paulo Roberto Barbosa Costa.

Segundo o padre, a palavra de Deus é levada para outros lugares também pois, a pastoral da sobriedade vai em busca de quem precisa de ajuda,sendo assim um trabalho em constante desenvolvimento. “A pastoral é recente. Foi criada há seis anos e, há três anos está na nossa arquidiocese de acordo com a necessidade de atender essas pessoas”, diz.

Os resultados deste trabalho apesar do pouco tempo, já é nítido e o estado de espírito daqueles que buscaram ajuda já é bem diferente. “Lá fora estava bem afastado, depois que conheci a internação eu melhorei muito aqui e é muito bom”, confessa o paciente Cleiton Pereira.

A psicóloga hospitalar Alexandra Peres está trabalhando de perto com esses pacientes e buscando sua evolução. “O acompanhamento é fundamental para entender o que se passa na mente dos internos em recuperação das drogas. Precisamos de um olhar delicado. Aqui na instituição eles vêm espontaneamente, e tratamos a raiz, o motivo, busco o sentido de tudo”, xlica.

A união da religião com a medicina em busca da recuperação é o segredo do sucesso. Salvando vidas que estavam entregues ao descaso do mundo. “Somos partes temos tratamento fisiológico, e o espiritual. Então,  a partir daqui eles vão se resignificando, ficando bem para poder sair e se incluir na sociedade“, completa.

É um serviço humano que a igreja realiza. Colocando em prática os ensinamentos de Deus e o que o papa Francisco incentiva sempre: Ser uma igreja em saída. “Estou dando graças a Deus por tudo isso, porque foi ele que me trouxe pra cá”, finaliza o paciente Cleiton Pereira.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno