Notícias

Quando o esporte muda vidas…

No Dia do Esportista, devemos reconhecer a importância do esporte para nos trazer mais bem-estar e qualidade de vida

No dia 19 de fevereiro, celebramos o Dia do Esportista. A data é uma forma de conscientizar sobre a importância do esporte em nossas vidas, mostrando o quanto a prática de atividades físicas nos proporcionam mais bem-estar e qualidade de vida. É justamente isso que busca o time de basquete da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO), em Goiânia (GO). Os jogadores são verdadeiros guerreiros que encontraram nesta modalidade a oportunidade de superar desafios.

“Tive uma adolescência sedentária e só vivia dentro de casa. Até que, no esporte, descobri um novo mundo. Fui pegando gosto e logo me tornei um atleta da seleção brasileira, entre 1994 e 1998. Hoje, vejo o quanto o esporte foi fundamental para eu enxergar um novo sentido na vida”, diz José Lacerda da Silva, treinador do time.

Ele acrescenta que os benefícios não foram apenas para a mente, já que o seu condicionamento físico melhorou significativamente. “Não só eu, mas muitos atletas perceberam o quanto a saúde física mudou depois da prática do basquete. Há pessoas que não conseguiam ir da cadeira de rodas para a cama sozinhos e, hoje, fazem isso com facilidade”, diz o treinador.

Mudança de vida

A equipe do ADFEGO treina três vezes por semana e disputa os campeonatos goiano e o brasileiro. Ao todo, são 10 atletas que se superam a cada dia, fazendo o esporte que tanto amam. O mais interessante é que, no time, não há limite de idade: o mais novo tem 22 anos e o mais experiente é Divino Roberto da Silva, com 57 anos.

“Levei um tiro em uma briga de trânsito e fiquei tetraplégico. Graças a Deus, o movimento dos braços voltou depois de quatro anos. Nesse mesmo período, recebi o convite para fazer parte do time e, a partir daí, foi só alegria. Minha vida se transformou. O esporte me traz muitos benefícios e, sem dúvidas, tenho muito mais qualidade de vida”, testemunha o atleta.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno