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Contar a história do presente para fixar na memória

Confira artigo especial do coordenador nacional da Pastoral de Comunicação (Pascom), Marcus Tullius, para este Dia Mundial das Comunicações Sociais

Neste Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado pela Igreja Católica na Ascensão do Senhor este ano, neste domingo, 24 de maio, o Papa Francisco providencial e provocantemente nos convida a refletir sobre duas realidades importantes: memória e história. E, para contar histórias e produzir memória, Francisco não utiliza em nenhum momento expressões ligadas às tecnologias, mas por três vezes usa o verbo tecer. Tecer envolve habilidade, tempo desprendido, afeto.

A mensagem do pontífice é providencial e provocante, pois, na escolha do tema e sua posterior divulgação, ninguém de nós imaginaria passar esta data mergulhado numa pandemia. Fomos forçados a parar e, “nesta pausa restauradora na nossa caminhada rumo ao céu”, a celebração do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança muitas luzes e lampejos de esperança para viver este tempo.

“Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2) é a citação bíblica que inspira a reflexão do Papa, completada da afirmação A vida faz-se história.  A escolha de um trecho do livro do Êxodo, no Antigo Testamento, não é casual. É um livro repleto de memórias. É a partir da memória e do conhecimento intelectual do passado que o povo abatido alimentou a sua fé no Deus que revigora o ânimo e está disposto para caminhar de novo com o povo sofrido. Se olhamos para esta realidade do passado, encontramos força para contemplar e perseguir o tempo presente. Assim como outrora, os comunicadores de hoje têm a missão de testemunhar o tempo presente por meio das histórias narradas.

A comunicação, dinâmica por sua natureza, tem se transformado dia a dia. Isso atinge os meios de comunicação e também a Pastoral da Comunicação (Pascom). Tivemos que nos reinventar de maneira brusca e num período muito curto, sem o planejamento devido para suprir necessidades urgentes. Fomos aprendendo com a crise. Fomos fazendo com a crise. Fomos crescendo com a crise. Estamos nos transformando com a crise.

A grande transformação que os meios estão vivendo, e que deve permanecer no pós-pandemia, reside no que comunicar. Precisamos de uma comunicação positiva, promotora do bem, da vida, de uma comunicação que conte boas histórias, como nos impulsiona o Papa Francisco. Sabemos que nem todas as histórias são boas, nem por isso o bem deixa de acontecer. A velocidade e a intensidade das notícias que não são boas parecem encobrir as iniciativas bonitas que acontecem. Por isso, a Pascom deve ser a voz que clama no deserto e proclama a boa notícia que acontece nas comunidades, paróquias e dioceses de todo o Brasil. Precisamos nos unir e fazer com que a mensagem ecoe pelas mídias de inspiração católica e também na mídia secular.

Contar histórias é algo inerente à missão dos comunicadores. É preciso tecer histórias e não pode ser uma história qualquer. Precisamos tecer uma história verdadeira, não só por obrigação moral, mas como uma consequência da radicalidade de nosso Batismo e de nosso encontro pessoal com a Palavra de Deus. Segundo o Papa, ela é a História das histórias, “uma grande história de amor entre Deus e a humanidade”.

A pandemia tem nos ensinado que é muito bom estar perto fisicamente, mas que podemos permanecer unidos e utilizar outras formas para expressar a nossa união. Diante de tantas descobertas e evoluções, uma coisa é certa: nós não podemos retroceder. Entramos com tudo no continente digital e não podemos simplesmente dar um tchauzinho para ele. Quando as nossas igrejas-templo forem reabertas e nossas celebrações com a presença do povo forem retomadas, não podemos nos esquecer dos fieis que, da sua igreja doméstica, permanecerão ali conectados. Vamos caminhar par a par com o Magistério da Igreja, com as reflexões teológicas e tecnológicas para aprimorar ainda mais nossa presença neste ambiente. É preciso que as pessoas, ali, continuem sentindo a presença da Igreja.

Marcus Tullius, coordenador nacional da Pastoral de Comunicação

 

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