“Maria é um exemplo para todos nós”, afirma Pe. Sidney Martins

Prefeito de Liturgia no Santuário Basílica de Trindade (GO), falou ao vivo no programa “Bom dia, Romeiro” desta terça-feira, 28

No Programa “Bom Dia, Romeiro” desta terça-feira, 29, Pe. Weliton Silva recebeu o Missionário Redentorista, Pe. Sidney Martins, prefeito de Liturgia do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), responsável por grande parte do trabalho evangelizador realizado por lá durante todo o ano, e, principalmente, no período da Romaria.

Fiel romeiro do Pai Eterno antes mesmo de ser padre, ele conta que a devoção é de família. “Quando ainda morava em Goianira eu já vinha caminhando. Sempre participei da Festa. Depois e já há mais de 22 anos, eu entrei no seminário e aqui estou colaborando com o trabalho do Santuário Basílica”, contou.

Sobre a função específica que desempenha hoje, Pe. Sidney contou como é o seu dia a dia de trabalho. “Nas Basílicas é confiado ao prefeito da Liturgia que cuide de toda a vida litúrgica da Basílica, que acaba sendo referencia para outras Basílicas do mundo. E é o prefeito cuida disso, da vivencia da Liturgia para que possamos seguir fieis a ela e celebrar o nosso Deus”, pontuou.

A preparação da Romaria começa muito tempo antes em vários sentidos e a Liturgia é pensada e preparada com planejamento.  “Os Missionários Redentoristas, que trabalham aqui no Santuário têm essa missão de levar a mensagem tão bonita: o amor infinito do Divino Pai Eterno. Então, tudo é preparado com muito carinho e por muitos colaboradores, funcionários, tem o pessoal da limpeza, da ornamentação. Tudo para que seja um lugar acolhedor sempre. Temos um grupo muito grande que cuida do espaço para que possa corresponder àquilo que vamos celebrar. Temos muitos voluntários que ajudam na Liturgia, na animação, como também na acolhida aos devotos, temos as pessoas que trabalham na Confissão, são mais de 500 ministros da Eucaristia que trabalham na época da Festa normal”, explicou o padre.

Para ele, como prefeito de Liturgia, é como se a Festa estive acontecendo normal com a participação dos romeiros. “Lá no início, tomamos a decisão de que faríamos tudo para parecer o mais real possível. Então, preparamos com a mesma dedicação e carinho como se aqui estivessem mais de três milhões de pessoas como sempre e sabemos que mesmo de forma virtual tem muito mais pessoas em comunhão, sabemos que todos estão com o coração aqui, rezando de casa com muita fé. Sentimos muito a falta dos romeiros e queríamos que todos estivessem aqui, mas entendemos este momento e esperamos no próximo ano estarmos todos aqui, juntos, celebrando o amor do Pai Eterno”.

Devoção Mariana

A Festa é a época de maior expressão da fé em Goiás. E, segundo Pe. Sidney, a presença de Maria é sempre muito forte. “Quando nós celebramos, um dos elementos da Novena ao Pai Eterno é Maria. Ela é um modelo a todos nós, coroada pela sua doação, com seu amor. Como rezamos na Novena, todas as pessoas que viverem como Maria, receberão a coroa da glória. Ela está no centro da nossa fé. Durante os dias da Novena, nos cantamos e rezamos a Ave Maria composta por Pe. Pelágio e tantos romeiros renovam a sua fé e disposição de viver o seu sim à Igreja. Celebrando Maria, nós encontramos o seu filho e chegamos ao Pai. Além de rezar o Santo Terço, o Terço da Penitência e fazer  a Procissão da Penitência. Normalmente na Festa tem horários para o Ofício de Nossa Senhora, são momentos de expressar carinho à nossa mãe”, ressaltou.

No Santuário Basílica há celebrações e locais especiais que celebram Maria. “Veneramos e louvamos a Mãe do Perpétuo Socorro na novena toda terça 6h55 e 19h30. Dentro do Santuário temos uma pequena gruta dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, temos a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de fora para que Maria proteja nossas devotos no dia a dia. A marca dos Redentoristas em cada Santuário por onde passam é muito forte em relação à Maria”, conclui.

Pe. Sidney concluiu a entrevista com um recado especial aos romeiros que acompanham de casa: “Continuemos juntos neste tempo de graça que é a Festa do Divino Pai Eteno, neste tempo de Romaria. Vamos aproveitar para refletir e fazer este um mundo novo, um mundo em que vivamos como irmãos, filhos do mesmo Pai”.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno