Notícias

“Precisamos estar abertos aos outros que clamam pela nossa mão”

Psicanalista analisa sobre a superação de conflitos e a reconciliação com base na Encíclica Fratelli Tutti

O quinto dia da Romaria virtual de 2021 nos convida a refletir sobre a superação de conflitos e a reconciliação. Esse também é um assunto pontuado na Encíclica Fratelli Tutti, onde o Papa Francisco chama todos para a fraternidade universal, como o caminho para um mundo melhor. 

O psicanalista e professor universitário, René Dentz diz que, na Encíclica, Papa Francisco enfatiza a diferença entre o perdão e o esquecimento. “Ele diz que a ideia do perdão não deve ser confundida com o esquecimento, mas sim, resignificá-la, e que, para isso, é preciso um trabalho de memória e buscar a reconciliação. É trazer à nossa memória o ato, mas buscar um outro caminho, desligar aquele agente do ato, entendendo que o ser humano que cometeu o ato, não se resume a esse ato. Ele é muito mais que isso”, explica. 

Segundo o psicanalista, o perdão é sim um caminho para um mundo melhor, como afirma o Papa. “O perdão, de fato, é uma graça, uma doação. De fato, se pensarmos na história o mais primário é o de vingança, mas o perdão vem como herança do cristianismo, de fato o perdão traz um outro caminho, de paz e para quem perdoa também, porque o perdão cura”, ressalta.

René Dentz destaca outro ponto na Encíclica em que Papa Francisco ensina que a superação de conflitos, o perdão e a reconciliação é o caminho de amor, de paz de relação. “Precisamos estar abertos aos outros, aos que clamam pela nossa mão, aí entramos em um círculo de paz. Se aprendermos isso agora durante a pandemia, aí sim estaremos em um mundo melhor”, diz. 

O psicanalista finaliza dizendo que o perdão e a reconciliação devem vir de dentro para fora, junto com a compreensão dos limites dos outros. “Precisamos de uma escuta atenta ao outro, de quais são suas vulnerabilidades, aí a gente acolhe o outro e toda sua diferença e, nesse sentido, o perdão é possível e chegamos ao ensinamento de paz”, conclui.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno