Doação

A celebração da fraternidade nos âmbitos global e espiritual

Romaria Virtual de 2021 reforça a fraternidade como forma de estreitar os laços humanos dos filhos e filhas do Pai Eterno

As reflexões da Novena e Festa do Divino Pai Eterno neste ano de 2021 foram fundamentadas na Encíclica Fratelli Tutti, na qual o Papa Francisco, inspirado nos ensinamentos de Jesus e no itinerário espiritual de São Francisco de Assis, reforça com toda a Igreja, a missão para se construir uma sociedade mais fraterna, que esteja aberta ao diálogo e construa uma verdadeira amizade social entre os povos.

O amor de Cristo exige que se ame a todos, portanto, não só os familiares e os amigos. Para firmar esses laços de fraternidade com os irmãos que moram longe, tanto nas dimensões geográficas quanto nas existenciais, é necessário que se tome consciência da existência do outro e se conte com ferramentas que propiciam a cultura do encontro.

De acordo com o missionário redentorista, Padre Marco Aurélio, é muito importante que se forme laços com os irmãos por meio da partilha e cuidado fraterno. “Primeiro o ensinamento do evangelho: Dar-se a conhecer. Quando eu gasto tempo com o outro e eles se torna importante pra mim, as portas do conhecimento se abrem pra mim e há se uma construção de verdadeira fraternidade.”, diz o sacerdote que frisa a importância do cuidado com os pobres e os doentes, guardando para com eles as mesmas atitudes misericordiosas do Pai.

Os ensinamentos do Pai Eterno através das Sagradas Escrituras ainda nos convida ao cuidado com o meio ambiente. O assessor da Comissão de Ecologia Integral da CNBB Roberto Malvezzi explica que São Francisco de Assis e o Papa Francisco, são exemplos de cristãos que entenderam como é importante o cuidado de nossa casa comum para a construção da fraternidade universal. “O desafio é em todas as dimensões. Mas nós temos caminhos e é preciso que as pessoas busquem isso e a proposta da encíclica é que façamos isso em grupos e encontre caminho para a conversão comunitária”, destaca.

Os que compreendem a mensagem do evangelho chegam a um ponto de intimidade com Deus como era a de São Francisco de Assis, que saudava a todos como irmãos, até mesmo a morte. Ele compreendeu que o encerramento de um ciclo nesta dimensão é a abertura de uma porta para a eternidade.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno