Apoio Espiritual

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Celebremos a Mãe e protetora dos cristãos

No dia 16 de julho, a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora do Carmo. Como todas as “Nossas Senhoras”, ela se refere a uma aparição de Maria, mãe de Jesus, em algum lugar específico.

A origem da devoção à Nossa Senhora do Carmo começou no ano de 1200, quando um grupo de eremitas começou a se reunir no Monte Carmelo para se dedicar à oração e à penitência. O Monte Carmelo ou Monte do Carmo fica localizado na Palestina, na Terra Santa. Esse grupo resolveu dedicar uma capela a Nossa Senhora e, denominarem como “Ordem dos Carmelitas”, em razão do local em que eles ficaram.

Algum tempo depois, a Ordem foi para a Europa, onde enfrentaram tempos muito difíceis e o convento corria o risco de fechar. Mas foi ali que São Simão Stock, superior da já fundada Ordem dos Carmelitas, consagraria a história e a origem do escapulário.

Significado do escapulário

No ano de 1251, ele estava orando e pediu um sinal de proteção a Nossa Senhora contra os seus  inimigos. Nossa Senhora não só o respondeu, como entregou a ele um escapulário com a promessa de proteção para todos aqueles que o usassem.

Ela disse: “Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá à perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

Ao conhecer a origem do escapulário e compreender que ele foi presente de Nossa Senhora, – que após esta aparição recebeu o nome de Nossa Senhora do Carmo, – devemos enxergar este objeto como uma graça e usá-lo com sabedoria, e não apenas como acessório. Ele é um símbolo de proteção e resignação da nossa fé perante Nossa Senhora e Jesus Cristo.

A tradição também conta que o escapulário deve ser dado à pessoa por um sacerdote em uma cerimônia especial, ou ainda que você deve ser presenteado com um e não apenas adquiri-lo. Por isso, presentear alguém com um escapulário é sempre uma boa forma de demonstrar o quanto você se importa com a pessoa.

Vamos rezar para Nossa Senhora Do Carmo

Ó Virgem Maria!

Senhora do Carmo, Mãe da Misericórdia;

A ti rogamos graças junto a Nosso Senhor Jesus Cristo!

Mãe do Carmo, Senhora Nossa,

Que nos recebe como filhos e filhas muito amados,

Que nos ensina a Oração do Coração,

Assim contemplamos vosso Filho Jesus;

Mãe Piedosa,

Ensina-nos a calarmos nas dificuldades

Para ouvirmos vossos ensinamentos;

Ensina-nos o acolhimento ao próximo,

Ajudai-nos a ser perseverantes nos trabalhos da Santa Igreja;

Pedimos vossa maternal intercessão junto a Jesus Cristo Nosso Senhor,

Para sermos seus instrumentos na Evangelização de um mundo melhor;

Pedimos vossa bênção, Mãe, Senhora Nossa,

Agora e sempre. Amém!


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno