Especial

Santo Afonso: Reflexão sobre a humildade em Deus

Segundo os ensinamentos, vale mais ser humilde e reconhecer a própria limitação, do que conquistar todas as riquezas do mundo

Recentemente, o programa “A Redenção” falou sobre o amor em Jesus acima de qualquer qualidade. O programa, por meio da apresentação do Missionário Redentorista, Pe. Éverson de Faria e a jornalista Wanessa Lôbo, trouxe a reflexão dos ensinamentos de Santo Afonso acerca da humildade em Deus.

De acordo com os ensinamentos, vale mais ser humilde e reconhecer a própria limitação do que conquistar todas as riquezas do mundo. Se nós queremos salvar e continuar na graça de Deus até a morte, temos de colocar toda a confiança nele somente. “Temos que assumir nossas limitações, nossa fraqueza e sermos humildes. Santo Afonso faz uma comparação de que o orgulhoso é como um balão: cheio, grandioso. Mas o que tem dentro do balão? Assim é o orgulhoso que se incha sem ter estrutura física, ele se julga muito mais do que na verdade é”, reflete Pe. Éverson.

Segundo o Missionário Redentoristas, o soberbo confia em suas forças e por isso cai, mas o humilde, porque confia em Deus somente, ainda que assaltado pelas tentações mais fortes, continua firme e não cai, apoiado por Deus.

Outra reflexão baseada nos ensinamentos de Santo Afonso são as tentações da presunção e da desconfiança. “Quando não temos medo de cair, mais devemos temer porque, se Deus não nos ajuda com sua graça, estamos perdidos. Quando nos domina a desconfiança, devemos voltar-nos para Deus, dizendo que Nele confiamos e que, por isso, jamais seremos vencidos”, explica o padre.

Pe. Éverson diz ainda que devemos ser humildes, principalmente quando, por causa de algum defeito, somos repreendidos. “Quando não nos desculpamos começamos a aprender a humildade, a liberdade de espírito, o não importar-nos se falam bem ou mal de nós e isso ajuda mais a perfeição do que dez sermões ouvidos”.

Segundo ele, também não basta ser humilde e não ter grande conceito de si. “Quem de fato é humilde não quer que os outros o julguem melhor do que é, nem se importa se alguém o despreza. Quem se ofende quando desprezado, está muito longe da perfeição, ainda que fizesse milagres”, diz.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno