Igreja no Brasil

Você sabe o que são Dias de Preceito ou de Guarda?

A Igreja Católica estipula dias especiais dedicados ao encontro com o mistério de Cristo. Dias de domingos são sagrados e obrigatórios a todo cristão

 

“Guardar os domingos e festas de guarda”. Este é o terceiro mandamento da Lei de Deus, que orienta os cristãos católicos, guardarem dias especiais em celebração ao Mistério Pascal de Jesus. Este mandamento está diretamente ligado à uma orientação das Leis Canônicas que são os Dias de Preceito, ou Dias de Guarda, dentro do Calendário Litúrgico da Igreja e servem para orientar os cristãos para os dias dedicados especialmente a Deus.

São os dias em que todos os cristãos, que não estão impedidos por força maior, precisam participar no culto a Deus, participando da Liturgia Eucarística, devendo observar o terceiro mandamento de Deus, como um todo, que significa o devido descanso à atenção a família e o culto a Deus.

 

Um Dia de Preceito serve também para a conscientização do mistério de Cristo, então guardar um dia santo significa receber uma graça de Deus, que consiste em uma vida transformada e tocada pela graça de Deus.

De acordo com a Igreja, todos os dias de Domingo são considerados Dias de Preceito, mas, além dos domingos, também algumas festas são consideradas Dias de Preceito, determinadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O elemento principal para esses dias é a participação na Santa Missa, para que este preceito possa ser cumprido, no Dia do Preceito ou na tarde da véspera do dia anterior. Além disso, uma oração e uma participação ativa na missa que signifique e se mostre todo o Dia de Preceito.

No Brasil, a CNBB segue um calendário de Dias de Guarda, além dos domingos que servem como orientação. São eles:

 

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus – 1 de janeiro
Epifania – 6 de janeiro

Solenidade de São José – 19 de março 
Ascensão de Jesus – data variável: quinta-feira da sexta semana da Páscoa
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) – data variável entre maio e junho: 1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade
Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo – 29 de junho ou domingo seguinte
Assunção de Maria – 15 de agosto ou domingo seguinte
Dia de Todos-os-Santos – 1 de novembro, mas passou para o domingo seguinte
Imaculada Conceição de Maria – 8 de dezembro
Natal – 25 de dezembro

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno