Especial

Papa: “Procuremos estar perto daqueles que estão esgotados, sem esperança”

Mensagem do Santo Padre destaca a importância de debatermos sobre saúde mental

“A tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”. A mensagem do Papa Francisco, divulgada recentemente por meio da Rede Mundial de Oração do Papa, destaca a importância de debatermos sobre saúde mental. Ele ainda reforça: “Procuremos estar perto daqueles que estão esgotados, daqueles que estão desesperados, sem esperança. Muitas vezes, simplesmente escutando em silêncio”.

O assunto ganhou evidência neste mês, na campanha Janeiro Branco, criada por psicólogos brasileiros com a intenção de abrir possibilidades para tratamentos emocionais e mentais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo – aproximadamente 10% de toda a população mundial. No Brasil, entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho, cinco são por conta de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Diante disso, o Santo Padre expressa sua proximidade a todas as pessoas que se sentem sobrecarregadas em seu dia a dia, especialmente em caso de estresse e depressão, e pede para rezar para que recebam o acompanhamento necessário. Ele sugere que uma ajuda pode ser a escuta silenciosa e a oração, aliada a um “imprescindível acompanhamento psicológico”.

Pandemia

O tema tornou-se ainda mais preocupante durante a pandemia de Covid-19, que testou a resiliência mental e emocional de inúmeras pessoas, afetando seu equilíbrio psicológico. É o que revela um estudo publicado no periódico científico The Lancet, em outubro de 2021. Segundo a pesquisa, foram 53 milhões de novos casos de depressão e 76 milhões de ansiedade em 2020.

Francisco conclui pedindo que rezemos para que as pessoas que sofrem de depressão ou de esgotamento extremo recebam o apoio de todos e recebam uma luz que as abram à vida, cintando ainda as palavras de Jesus: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso.”

Com informações do Vatican News


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno