Balanço: 59ª Assembleia Geral da CNBB

Todos são chamados a ser participantes ativos na vida da Igreja, seja nas paróquias, pequenas comunidades cristãs, movimentos leigos; todos são convidados a ouvir o Divino Pai Eterno

IMAGEM: TV Pai Eterno

Na última semana o Episcopado Brasileiro esteve reunido na 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil onde foram discutidos e votados assuntos importantes da Igreja, além das atualizações das novas diretrizes da Ação Evangelizadora no país.

Dias intensos e de muito trabalho, “a comunhão entre os Bispos, votações, e a celebração dos 70 anos da CNBB na Basílica Nacional de Aparecida (SP) marcou a 59ª Assembleia Geral”, afirma Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo de Guarapuava, no Paraná e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a juventude da CNBB.

Assembleia presencial

Essa foi a primeira assembleia presencial, após a pandemia da Covid-19, e contou com votações para alteração do estatuto da CNBB. “Aprovamos um novo estatuto para a CNBB, ele é a nossa uniformidade. Podemos dizer que agora temos uma identidade do episcopado brasileiro dentro da participação da sociedade”, informou Dom Amilton.

A Igreja tem buscado uma comunhão, participação e missão de cada pessoa como membro, para entender como Deus pode falar com todos. É o comprometimento e ensinamento do Senhor, em que cada um professe a comunhão de vida com o Divino Pai Eterno.

“Uma igreja que caminha juntos, uma unidade mesmo na diferença de ideias, personalidades e regiões. Uma igreja presente em todos os continentes, de forma efetiva e afetiva”, diz o bispo. Na Assembleia Geral, foi reforçado que o processo sinodal é uma vontade do Espírito Santo para a sua Igreja.

Mensagem da CNBB

Diante do momento político que o Brasil está vivendo, a CNBB elaborou uma mensagem para os brasileiros. “Diante desse momento de popularizações radicais, não podemos nos calar, é responsabilidade de cada um melhorar o país. Essa mudança se dá por meio do voto correto, que deve ser baseado nos valores cristãos”, relata Dom Amilton.

A fé é uma constituição de um povo, e a igreja não ficará imune ao sofrimento das pessoas. Todos são chamados para ser participantes ativos na vida da Igreja, seja nas paróquias, pequenas comunidades cristãs, movimentos leigos, todos são convidados a ouvir o Divino Pai Eterno.