Destaques

Liberdade e evangelização pelas ondas do rádio  

100 anos de histórias e propagação da fé por meio do veículo de comunicação dos mais democráticos 

Liberdade e evangelização pelas ondas do rádio  

Nesta quarta-feira, comemoramos os 200 anos da independência do Brasil e os 100 anos da primeira transmissão radiofônica. Segundo o site da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), o rádio nasceu no Brasil no dia 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência no país.

Muito antes disso, em 1893, o “Jornal do Comércio”, do Rio de Janeiro, informou a experiência do padre Roberto Landell de Moura, com dispositivos de sua invenção. Em São Paulo, no Alto de Santana, o sacerdote realizou vários estudos e fez grandes descobertas sobre a propagação do som. Sem recursos, Landell não patenteou seus inventos.

Depois da mídia impressa, o rádio é um dos meios mais democráticos. A história nos mostra isso: a Rádio Vaticana foi inaugurada durante o pontificado de Pio XI, em 12 de fevereiro de 1931. No Brasil, a primeira concessão católica foi em 1941, sendo a Rádio Excelsior de Salvador.

As rádios católicas no Brasil têm um papel importantíssimo: elas levam informação e evangelização, seguindo a missão de pregar o evangelho que Jesus ensinou. De acordo com o missionário redentorista Ir. Diego Joaquim, Diretor da Rádio Difusora Goiânia, “o rádio é um potente instrumento para a evangelização, assim, a Igreja por meio de congregações religiosas e associações de fiéis, assume concessões de emissoras em vários lugares do país”.

Em muitas comunidades e paróquias do Brasil, o rádio é utilizado para transmissão das celebrações, para comunicados e para transmissão de programas. “O jornalismo feito pelas emissoras católicas tem influência dos valores éticos defendidos pela Doutrina Social da Igreja. Por isso, a defesa da vida, a construção de uma sociedade justa e solidária, a democracia, são parte fundamental da nossa pauta diária”, afirma Ir. Diego.

Seguindo com a missão de levar informação de qualidade aos ouvintes, a Rádio Difusora Goiânia está prestes a migrar definitivamente de AM para a FM (a rádio já tem operado na sintonia 95.5 FM também). A mudança gera inúmeros benefícios, como a melhora do áudio, gerando uma transmissão sem ruídos e inconstâncias, e mobilidade – aparelhos móveis conseguem sintonizar as estações no FM.

Mesmo com as mudanças pelas quais o mundo passa, os desafios são grandes para evangelizar de maneira democrática e poder transformar a realidade, mantendo um relacionamento próximo com a comunidade. São 100 anos de histórias e propagação da fé – que venham muitos outros para a realização da missão da Igreja Católica.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno