Especial

Você sabe o que significa os ícones da imagem do Divino Pai Eterno?

“Só existe o Pai porque existe o filho, e só existe o filho, que ama o Pai, pela relação de amor que os dois constroem, chamada de Espírito Santo”, Pe. Antônio Donizeth

FOTO: Agência Santo Afonso

A imagem do Divino Pai Eterno nos mostra o Quinto Mistério Glorioso do terço: A Santíssima Trindade coroando de Nossa Senhora no Céu. De acordo com a história, a imagem foi encontrada há 182 anos, por um casal de agricultores.

O medalhão de barro, com a imagem da Santíssima Trindade, encontrava-se onde hoje é o município de Trindade (GO). Por causa das graças recebidas, a devoção ao Divino Pai Eterno se alastrou pelo Brasil.

De acordo com o Pe. Antônio Donizeth, “onde está o Pai, está o filho. Só existe o Pai porque existe o filho, e só existe o filho, que ama o Pai, pela relação de amor que os dois constroem, chamada de Espírito Santo”. A partir dessa analogia, compreende-se a revelação divina.

Santíssima Trindade

A Santíssima Trindade aparece claramente representada na imagem. Pai, Filho e Espírito Santo: um só Deus em três pessoas distintas.

O Pai Eterno

O Pai Eterno é representado na figura de um homem com cabelos e barba grisalhos, semelhante a Jesus. Cabelos e barba grisalhos não significam que o Pai Eterno é ‘mais velho’, mas representam a sabedoria e a paternidade do Pai.

A roupa do Pai Eterno

A túnica branca do Pai simboliza a santidade. O manto vermelho simboliza o fogo do poder criador que só Ele tem. A cor vermelha é usada na liturgia e nas festas dos mártires e no dia de Pentecostes, pois essa cor também representa o fogo do poder de Deus. O cinto e os desenhos dourados sobre a roupa simbolizam a divindade do Pai.

Jesus Cristo

Jesus é representado na sua figura humana conhecida por todos. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e fazendo-se semelhante aos homens.

A roupa de Jesus Cristo

O manto vermelho, no caso de Jesus, simboliza seu sangue precioso derramado na cruz. Os bordados dourados sobre o manto representam sua divindade.

O Espírito Santo

A pomba branca sobre o Pai, Jesus e Maria, representa o Espírito Santo, em alusão ao batismo de Jesus, quando o Espírito de Deus apareceu ‘em forma corpórea como uma pomba sobre Jesus.’ (Lucas 3, 22). O Espírito Santo é o amor entre o Pai e o Filho.

Nossa Senhora

Nossa Senhora aparece ajoelhada, representando sua humildade e sua submissão à Santíssima Trindade. Maria não é uma pessoa divina. Ela é uma pessoa humana que foi preservada do pecado original por Deus, por ter sido a escolhida para ser a mãe de Jesus.

A coroa de Nossa Senhora

Pelo fato de ela ter correspondido tão santamente à sua missão, por ser ‘Corredentora’ junto com Jesus Cristo, e por ter sofrido a pior das dores ao ver seu Filho morrer na cruz, ela foi coroada por Deus como Rainha do céu e da terra. Ela é mãe e rainha da humanidade. Porém, é uma rainha de amor, não de tirania.

A roupa de Nossa Senhora

A túnica branca de Maria representa sua pureza. O manto azul representa o céu e a verdade. Os bordados dourados em sua roupa representam a realeza que ela recebe da parte de Deus.

As nuvens douradas do Divino Pai Eterno

As nuvens douradas na imagem do Divino Pai Eterno representam a glória de Deus. A Santíssima Trindade e Nossa Senhora estão na Glória eterna de Deus. A presença de Maria e de Jesus, que se fez homem, é um sinal de que todo ser humano é convidado para estar na glória de Deus. Para isso, é preciso aceitar Jesus Cristo em seu coração e procurar viver aquilo que Ele ensinou.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
3 Cometários
  • João Maria Sabatke de Souza
    28/5/2023 - 09:13:44

    Ao Pai devemos tudo, é Ele sempre!

  • Maria Alice Carvalho Saraiva
    8/6/2023 - 20:04:40

    Meu Divino Pai Eterno, abençoai a minha família e o mundo inteiro. Protegei o nosso Brasil. Amém!

  • Joana Maria
    27/6/2023 - 21:01:04

    Que biografia linda.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno