Notícias

Encantar a Política: bispo do Maranhão fala sobre “o grito da terra, é o grito dos pobres”

“o nosso compromisso é com o bem comum, e a vida humana”, dom José Valdeci

IMAGEM: Agência Santo Afonso

Chegamos ao fim da segunda semana do quadro “Encantar a Política”, veiculado no Jornal Santo Café, da TV Pai Eterno. A programação é de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, até o dia 30 de setembro. É um projeto de vários organismos católicos e apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), para ajudar a sociedade na compreensão do compromisso com a política e colaborar na preparação para as eleições que se aproximam.

O tema desta sexta-feira (22), foi sobre o grito da terra, é o grito dos pobres. Em momentos de crises, são os mais necessitados que são atingidos primeiro, são eles que mais sofrem e morrem. Basta lembrar as tragédias climáticas locais, quase sempre elas atingem apenas as populações empobrecidas, que ocupam áreas vulneráveis.

É claro que as catástrofes naturais atingem a todos, mas atingem mais gravemente as populações empobrecidas do que as ricas. De acordo com o bispo de Brejo, no Maranhão, José Valdeci Santos Mendes, “quando falamos dos grandes desafios que a terra enfrenta hoje, não estamos abordando apenas a questão do desmatamento e uso de agrotóxicos, mas, sobretudo, o respeito às comunidades tradicionais que habitam esses locais. Para nós, é muito importante a defesa da terra e do território, juntamente com as comunidades quilombolas, indígenas e pescadores. Por isso, o nosso compromisso com o bem comum, e com a vida humana”, afirma dom José Valdeci.

O Papa Francisco, que não tem sua visão focada num único país, porque sempre traz uma visão global, alerta: “A desigualdade não afeta apenas os indivíduos, mas países inteiros, e obriga a pensar numa ética das relações internacionais. Com efeito, há uma verdadeira ‘dívida ecológica’, particularmente entre o Norte e o Sul”. O aquecimento causado pelo enorme consumo de alguns países ricos tem repercussões nos lugares mais pobres da Terra, especialmente na África, onde o aumento da temperatura, juntamente com a seca, tem efeitos desastrosos no rendimento das plantações.

Acompanhe até o dia 30 de setembro, as orientações éticas inegociáveis, e a busca pela Justiça e pelos Direitos como o fundamento da Paz no mundo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno