Notícias

Planejamento previdenciário: como ter uma boa aposentadoria

A crescente inflação contribui para a má qualidade de vida dos aposentados

IMAGEM: Agência Santo Afonso

De acordo com levantamento da Natixis Investment Managers o Brasil é o penúltimo colocado em ranking global de aposentadoria com 44 países, à frente apenas da Índia. O estudo leva em consideração quatro pontos principais para definir onde o aposentado vive melhor: saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar.

Segundo o estudo, em 2022, a crescente inflação contribui para a má qualidade de vida dos aposentados, seguida pela alta do petróleo, alimentos e habitação, que têm corroído o poder de compra dos mais velhos.

Para esclarecer as dúvidas do assunto, falamos com o advogado previdenciário, Dr. Fernando Pessoa.

1. Por que o Brasil está tão mal colocado neste ranking?

Uma série de fatores. Primeiro pelas condições que os idosos têm no nosso país. As dificuldades para conseguir a aposentadoria, demora do INSS. E quando conseguem aposentar, cerca de 61% dos aposentados recebem até um salário mínimo. Cerca de 19 milhões de aposentados que vivem com essa renda. Isso colabora para estarmos mal ranqueados nesta pesquisa.

2. Como está o atendimento do INSS?

Temos um edital para concurso público do INSS em aberto. Vale lembrar que hoje temos vários meios digitais, o portal Meu INSS, o próprio site da previdência, o contato que é 135. Mas, mesmo assim, alguns segurados não têm acesso. Ele tem acesso à internet, mas não tem o conhecimento de como acessar e consultar o benefício. O que se faz necessário é o atendimento em uma agência do INSS. A maioria dos servidores do INSS estão se aposentando e não estamos vendo essa reposição, o que deixa precário o atendimento.

3. O que pode ser feito para a previdência conceder uma aposentadoria de qualidade?

Políticas públicas, é preciso que tenhamos um governo que olhe para o assegurado, para o idoso e que preze pela qualidade. Primeiro, no atendimento do INSS que é precário, demorado, uma demora de até 120 dias para esperar uma perícia médica. Após essa, uma análise que muitas vezes leva 6 meses, sendo que os boletos não esperam. Depois, melhorar as leis, melhorar as instruções, a legislação, para que possa beneficiar e dar uma qualidade de vida melhor para os aposentados, além de melhorar o poder de compra melhor.

4. Quais as necessidades básicas uma aposentadoria precisa cobrir para ser considerada de qualidade?

Primeira coisa é o poder de compra. Um salário mínimo hoje não tem poder de compra para ter uma vida digna. Para ter um descanso merecido que as pessoas buscam a aposentadoria, e como estamos vendo, não é isso que acontece. Pois, é um salário mínimo para a residência. É preciso intervenção da Câmara e Senado, para que essas leis mudem.

5. O casal de idoso recebe apenas uma aposentadoria?

Não é verdade. Se forem aposentadorias, elas podem receber cada um a sua. Às vezes, se confunde com benefício continuado, até 2019, não era permitido duas pessoas da mesma residência receber esse benefício. A reforma da previdência permitiu que uma ou mais pessoas dentro da mesma residência possam receber.

Veja, abaixo, a entrevista completa.

 

 

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno