Notícias

Encantar a Política: bispo da Bahia fala sobre os princípios éticos para um governo de coalizão nacional

“Que haja respeito diante das diferentes posições, que tenha diálogo sincero e respeitoso entre todos”, Dom Armando Bucciol

IMAGEM: Agência Santo Afonso

Entramos na última semana do quadro “Encantar a Política”, veiculado no Jornal Santo Café, da TV Pai Eterno. A programação vai até sexta-feira, dia 30 de setembro, a partir das 9h. É uma palavra clara e objetiva do Episcopado Brasileiro sobre o discernimento do voto durante as eleições, que ocorrem no próximo domingo (2).

A ação tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB). Hoje, o bispo de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, Dom Armando Bucciol, falou sobre os princípios éticos para um governo de coalização nacional. Nesse tema, não pode ser esquecida a tragédia recente de aumento da fome no Brasil devido à política de exportação de alimentos.

De acordo com Dom Armando Bucciol, “A doutrina social da Igreja é a busca pelo bem comum, desde o Papa Leão XIII. Qualquer sociedade que queira melhorar a sua vivência social deve procurar o bem comum. Em uma sociedade contraposta, dividida, que sofre discriminação social, a busca pelo bem comum é dar prioridade aos mais pobres. Que haja respeito diante das diferentes posições, que tenha diálogo sincero e respeitoso entre todos”.

O Papa Francisco vai mais além do princípio ético que coloca sempre a vida acima do lucro, ao afirmar que os alimentos – pelo menos os básicos, que matam a fome – não podem ser tratados como “uma mercadoria qualquer”, cujo preço é fixado pelo equilíbrio entre oferta e procura. Não se trata de aplicar um princípio ético como se fosse uma política pública, mas sim dar prioridade a políticas de combate à fome e à miséria sobre a política de equilíbrio fiscal.

Não cabe ao Papa e à Igreja elaborar e executar uma política pública de combate à fome, pois isso envolve questões de ordem institucional, mas cabe exigir o combate à fome, à miséria e dar exemplos de partilha solidária. Acompanhe até o fim desta semana, as orientações éticas inegociáveis, e a busca pela Justiça e pelos Direitos como o fundamento da Paz no mundo.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno