Notícias

Encantar a Política: arcebispo de Minas Gerais fala sobre universalidade do amor cristão

“Aprendamos a colocar o coração em tudo aquilo que nós fazemos, cuidando da política e do bem comum”, Dom Darci José Nicioli

IMAGEM: Agência Santo Afonso

Estamos caminhando para o fim do quadro “Encantar a Política”, veiculado no Jornal Santo Café, da TV Pai Eterno. A programação vai até sexta-feira, dia 30 de setembro, a partir das 9h. É uma palavra clara e objetiva do Episcopado Brasileiro em vista da cidadania por meio do voto nas eleições do 1º turno, que ocorrem no próximo domingo (2).

A ação tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB). Hoje, o arcebispo de Diamantina, em Minas Gerais, Dom Darci José Nicioli, destacou a importância da universalidade do amor cristão.

“Encantar a Política é um tema muito oportuno neste tempo de eleições que estamos vivendo. Nós não fazemos muita coisa se trabalharmos somente com a inteligência racional, precisamos trabalhar com a inteligência emocional, por isso o encantamento. Para nós cristãos, é importante levar para a política os valores do evangelho. Sendo fundamental o amor, que é para tudo e todos. A palavra diz assim: Ninguém diz a verdade se ama a Deus, a quem não vê; se não ama o irmão, a quem vê. Devemos pensar no bem comum, no próximo, pensar sempre na coletividade. Aprendamos a colocar o coração em tudo aquilo que nós fazemos, cuidando da política e o bem comum”, afirma Dom Darci.

Desde as primeiras comunidades cristãs até os dias atuais, os seguidores de Jesus se esforçam em cumprir o mandamento do Amor ao próximo. Nem sempre todos fazem isso, mas ninguém tem dúvidas de que a Caridade é o sinal mais evidente de uma verdadeira comunidade cristã.

O Papa Francisco escreve na Encíclica: “É caridade acompanhar uma pessoa que sofre, mas é caridade também tudo o que se realiza – mesmo sem ter contato direto com essa pessoa – para modificar as condições sociais que provocam o seu sofrimento”.

O Papa nos chama a participar da política com “o objetivo de organizar e estruturar a sociedade”, para que as instituições do Estado – que é o campo próprio da Política – funcionem de modo tal “que o próximo não se venha a encontrar na miséria”. Acompanhe até o fim desta semana, as orientações éticas inegociáveis, e a busca pela Justiça e pelos Direitos como o fundamento da Paz no mundo.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno